ÓRGÃOS DE GOVERNANÇA

Conheça a seguir, detalhes sobre a composição da Diretoria ExecutivaConselhos e Comitês. Para conhecer o Organograma e os ocupantes dos cargos de Gerência por Diretoria, clique aqui.


DIRETORIA EXECUTIVA

Compete à Diretoria Executiva a gestão corrente dos negócios da Companhia, obedecidos o Plano de Organização, o Plano de Negócios Plurianual e o Orçamento Anual elaborados e aprovados de acordo com o Estatuto Social da Companhia.

A Diretoria Executiva será constituída por até 8 (oito) diretores com funções executivas, acionistas ou não, eleitos pelo Conselho de Administração, designados Diretor-Presidente, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Diretor de Operações, Diretor Administrativo, Diretor Comercial, Diretor de Investimentos, Diretor de Meio Ambiente e Ação Social e Diretor Jurídico.

O mandato dos Diretores é de 2 (dois) anos, sendo permitida a reeleição.

A Diretoria Executiva reunir-se-á, ordinariamente pelo menos uma vez por mês, e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo Diretor-Presidente ou por 2 (dois) diretores.

A Diretoria Executiva deliberará validamente com a presença mínima de 5 (cinco) de seus membros.

As atribuições da Diretoria Executiva estão previstas no Estatuto Social da Companhia.

Composição da Diretoria Executiva:

Ricardo Soavinski
Diretor-Presidente

[ Currículo ]

Término da Gestão: 11/06/2020

Sergio Ricardo Veroneze
Diretor Administrativo

[ Currículo ]

Término da Gestão: 11/06/2020

Paulo Rogério Bragatto Battiston
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

[ Currículo ]

Término da Gestão: 11/06/2020

Paulo Alberto Dedavid
Diretor de Operações

[ Currículo ]

Término da Gestão: 11/06/2020

Mario Celso Puglielli da Cunha
Diretor Comercial

[ Currículo ]

Término da Gestão: 11/06/2020

João Martinho Cleto Reis Junior
Diretor de Investimentos

[ Currículo ]

Término da Gestão: 11/06/2020

Fabiana Cristina de Campos

Fabiana Cristina de Campos
Diretora de Meio Ambiente e Ação Social

 [ Currículo ]

Término da Gestão: 11/06/2020

 Eduardo Ramos Caron Tesserolli

Eduardo Ramos Caron Tesserolli
Diretor Jurídico

Currículo ]

Término da Gestão: 11/06/2020

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração é o órgão deliberativo responsável por determinar as diretrizes e orientação geral para os negócios,  e por formular e expressar as políticas da Companhia.

O Conselho de Administração é composto de 9 (nove) membros titulares, dentre os quais um será o seu presidente, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral de Acionistas, para um mandato de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos.

O Conselho de Administração reunir-se-á ordinariamente uma vez por mês e, extraordinariamente, por convocação de seu Presidente, de um terço de seus membros ou quando solicitado pela Diretoria Executiva, e deliberará validamente com a presença mínima de 5 (cinco) de seus membros.

As atribuições  do Conselho de Administração estão previstas no Estatuto Social da Companhia.

Composição do Conselho de Administração

Nome Cargo Término do Mandato
Marcia Carla Pereira Ribeiro Presidente do Conselho 26/04/2020
Adriano Cives Seabra Conselheiro – Membro Independente 26/04/2020
Clever Ubiratan Teixeixa de Almeida Conselheiro 26/04/2020
Francisco Feio Ribeiro Filho Conselheiro 26/04/2020
José Roberto Ruiz Conselheiro 26/04/2020
Joel Musman Conselheiro – Membro Independente 26/04/2020
Luiz Fernando Borba Conselheiro – Representante dos Empregados 26/04/2020
Ricardo José Soavinski Conselheiro 26/04/2020
Vilson Ribeiro de Andrade Conselheiro – Membro Independente 26/04/2020
Valdinei Chimborski Lopes Conselheiro Suplente – Representante dos Empregados     26/04/2020

 

CONSELHO FISCAL

A Companhia terá um Conselho Fiscal composto de 3 (três) a 5 (cinco) membros titulares e igual número de suplentes, acionistas ou não, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária, para o mandato de dois anos, podendo ser reeleitos.

O Conselho Fiscal reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Conselho de Administração, Diretoria ou por qualquer de seus membros efetivos, com as atribuições, competências, deveres e responsabilidades estabelecidos em lei.

Composição do Conselho Fiscal:

Titulares Suplentes Cargo
Término do Mandato
Marcos Venicio Alves Meyer (Presidente)  Cláudio Luiz Pacheco Conselheiros Fiscais 26/04/2019
Caio Marcio Nogueria Soares Agostinho Creplive Filho Conselheiros Fiscais 26/04/2019
Loriane Leisli Azeredo (Suplente em exercício) Conselheira Fiscal 26/04/2019
Reginaldo Ferreira Alexandre Walter Luiz Bernardes Albertoni Conselheiros Fiscais 26/04/2019
Paulo Roberto Franceschi Bruno Shigueyoshi Oshiro Conselheiros Fiscais 26/04/2019



COMITÊ TÉCNICO

A Companhia terá um Comitê Técnico integrado por 6 (seis) membros a serem indicados pelo Conselho de Administração, podendo os membros do Comitê Técnico serem ou não membros do Conselho de Administração, um dos representantes do Comitê de Técnico será necessariamente um conselheiro de administração representante dos acionistas minoritários, indicado pelos seus pares.

O Comitê Técnico é um órgão de assessoramento do Conselho de Administração, mediante elaboração de pareceres opinativos e não vinculantes, sobre os temas definidos pelo Estatuto Social da Sanepar.

Composição do Comitê Técnico:

Nome Cargo Término do Mandato
Antonio Carlos Salles Belinati Membro do Comitê Técnico 06/06/2020
Artur Felipe Fischer Pessuti Membro do Comitê Técnico 06/06/2020
Cylleneo Pessoa Pereira Junior Membro do Comitê Técnico 06/06/2020
Fernando Antonio Maia Camargo Membro do Comitê Técnico 06/06/2020
Leopoldo Fiewski Junior Presidente do Comitê Técnico 06/06/2020

 

COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO

A Companhia terá um Comitê de Auditoria Estatutário integrado por 4 (quatro) membros independentes, a serem indicados pelo Conselho de Administração, com prazo de gestão de 2 (dois) anos, sendo que o termo final coincidirá com o mandato dos Conselheiros de Administração, permitida 3 (três) reconduções consecutivas. Um dos representantes do Comitê de Auditoria será necessariamente um conselheiro de administração representante dos acionistas minoritários, indicado pelos seus pares.

O Comitê de Auditoria Estatutário reunir-se-á, no mínimo mensalmente de forma ordinária e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente. Quando entender necessário, o Comitê poderá reunir-se com qualquer membro das Diretorias, Auditoria Independente, Auditoria Interna, Conselho Fiscal ou outro órgão de governança.

As atribuições e competências do Comitê de Auditoria Estatutário estão previstas no Estatuto Social da Companhia.

Composição do Comitê de Auditoria Estatutário:

Nome Cargo Término do Mandato
Marcos Roberto Granado Presidente do Comitê de Auditoria Estatutário 06/06/2020
Artemio Bertholini Membro do Comitê de Auditoria Estatutário 06/06/2020
Membro do Comitê de Auditoria Estatutário 06/06/2020

 O contato direto com o Comitê de Auditoria Estatutário pode ser realizado através do email comiteauditoria@sanepar.com.br

Este canal de comunicação destina-se ao registro de ocorrências/denúncias relacionadas exclusivamente a:

  • Inobservância de normas legais e regulamentares;
  • Indício de fraude ou erro em controles internos ou demonstrações contábeis;
  • Denúncia de suspeita de corrupção ou desvio de conduta ética;
  • Atividades de auditoria interna e independente.

Caso a manifestação não se enquadre nas hipóteses acima ou se você pretende registrar uma reclamação, solicitação de informação, pedido, opinião, sugestão, consulta ou elogio, acesse o Canal da Ouvidoria.

Para garantir confidencialidade, imparcialidade e independência na análise das informações recebidas, as mensagens serão encaminhadas diretamente ao Comitê de Auditoria, que é formado por integrantes sem qualquer vínculo de subordinação à Diretoria Executiva da Companhia.

Serão assegurados o tratamento confidencial das informações e a proteção da identidade do prestador, quando solicitada.

O canal admite o registro de denúncia anônima, desde que composta de fatos ou informações objetivas que possibilitem a verificação e identificação dos elementos concretos denunciados.

COMITÊ DE INDICAÇÃO E AVALIAÇÃO

A Companhia terá um Comitê de Indicação e Avaliação que serão eleitos e destituídos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 anos, permitindo 2 reconduções consecutivas.

O Comitê de Indicação e Avaliação é órgão estatutário de caráter permanente, auxiliar dos acionistas, que verificará a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários, nos termos da legislação vigente.

O Comitê de Indicação e Avaliação reunir-se-á sempre que necessário para manifestar-se sobre assuntos de sua competência.

Composição do Comitê de Indicação e Avaliação:

Nome Cargo Término do Mandato
Antonio Carlos Figueiredo Nardi Membro do Comitê de Indicação e Avaliação 14/07/2019
Carlos Eduardo de Moura Membro do Comitê de Indicação e Avaliação 14/07/2019
Fernando Eugenio Ghignone Membro do Comitê de Indicação e Avaliação 14/07/2019
José Luiz Bovo Membro do Comitê de Indicação e Avaliação 14/07/2019
Lucilia Felicidade Dias Membro do Comitê de Indicação e Avaliação 14/07/2019
Alexandre Teixeira Membro do Comitê de Indicação e Avaliação 14/07/2019