GOVERNANÇA CORPORATIVA

Gestão, Programa de Integridade e Canal de Denúncias

 

Cada vez mais o tema Governança se faz presente no âmbito da administração pública e em empresas de economia mista. Na Sanepar, as práticas de governança e compliance perpassam toda a estrutura administrativa e instâncias da empresa, fazendo valer determinações legais, regimentos próprios e compromissos de atuação materializados nos Estatutos, Códigos e Políticas da Companhia.   

Alinhada às Leis nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção) e nº 13.303/16 (Lei das Estatais) e às mais modernas práticas de gestão da atualidade, a Sanepar está comprometida com uma nova cultura de transparência e de integridade.

 

 

O Programa de Integridade da Sanepar reúne esforços de prevenção, detecção, monitoramento e resposta em relação a atos lesivos previstos na legislação, em especial à Lei Anticorrupção, para coibir condutas inapropriadas na Companhia. Seus elementos essenciais estão ancorados nos valores da Sanepar e espelham seu compromisso em conduzir os negócios com ética, transparência, respeito e comprometimento, direcionando para uma conduta íntegra e honesta.

Conheça o programa na íntegra:

 

PILARES

O Programa está estruturado para permear todas as áreas da Companhia, a partir de 6 pilares:

 

 

 1. Governança e Ambiente de Gestão
A Sanepar tem uma política de governança corporativa que atua em todas as instâncias, direcionada pela Gerência de Governança, Riscos e Compliance, vinculada à Diretoria da Presidência. O comprometimento da Alta Direção da Sanepar com a integridade nas relações público-privadas e com o Programa de Integridade é a base para a criação de uma cultura organizacional em que empregados e terceiros efetivamente prezem por uma conduta ética.

 

2. Análise de Riscos e Ambiente de Controle
A gestão de riscos estratégicos envolve a identificação detalhada de riscos, avaliação de seus potenciais impactos, implantação de medidas de mitigação ou redução e a verificação da efetividade de tais medidas. Estes processos permeiam todas as instâncias decisórias da Companhia: conselho, comitês e diretorias executivas, prevendo, ainda, a capacitação de agentes internos e o alinhamento das rotinas de controles e auditorias internas. Com práticas efetivas de Compliance, eventuais desvios em relação às políticas da companhia podem ser identificados e até mesmo evitados.

 

3. Instrumentos de Integridade
Os instrumentos de integridade instituídos na Sanepar representam o comportamento esperado de todos os agentes de governança, empregados, estagiários, aprendizes, fornecedores e parceiros de negócios, e visam contribuir para que a Sanepar não se desvie da sua Missão, sempre de acordo com os princípios da moralidade e da ética pública pela atuação honesta e correta de todos os envolvidos.

 

4. Comunicação e Treinamento
A disseminação permanente da cultura de integridade por meio de comunicação e de treinamentos é essencial para a efetividade do Programa. Com diferentes abordagens para cada área ou necessidade, a Sanepar reforça a consciência e a cultura anticorrupção, divulgando políticas, Código de Conduta e Integridade e procedimentos, alcançando empregados e terceiros, por meio de comunicação interna e externa.

 

5. Gestão da Consequência
Um modelo de gestão da consequência dá o tratamento adequado a denúncias, alegações e suspeitas, a fim de assegurar que todas as situações conhecidas, sejam reais ou potenciais, sejam prontamente apuradas.

 

6. Monitoramento do Programa
O monitoramento efetivo do Programa possibilita a identificação de pontos falhos que possam ensejar correções e aprimoramentos. Este monitoramento pode indicar a necessidade de revisão de normas, procedimentos ou instrumentos de integridade. Mudanças no cenário da Sanepar podem resultar em novos riscos para a Companhia. Deste modo, o monitoramento por meio de auditorias e de um canal de denúncias específico, permite que a Companhia responda tempestivamente a quaisquer novos riscos que venham a surgir.

 

 

Para analisar e resolver qualquer questão relativa à suspeitas de desvio de conduta, corrupção, fraudes e atos ilícitos, a Sanepar possui um Canal de Denúncias de Integridade, para uso dos públicos interno e externo. São apuradas situações como:

  • Ameaça ou agressão física
  • Assédio moral / sexual
  • Conduta inadequada
  • Corrupção / suborno
  • Discriminação / preconceito
  • Favorecimento / conflito de interesses
  • Fraude
  • Irregularidades em contratos e licitações
  • Quebra de sigilo / uso indevido de informações
  • Roubo, furto ou desvios de materiais e/ou equipamentos
  • Uso de drogas entorpecentes / álcool
  • Uso indevido de bens da Companhia
  • Violação à legislação / danos ao meio ambiente
  • Violação de leis, normas, políticas e procedimentos internos

O atendimento é realizado por pessoal especializado de uma empresa terceirizada de assessoria em Governança, Gestão de Riscos e Compliance (Iaux Brasil Assessoria Empresarial Ltda). Os atendentes não possuem qualquer vínculo com a Sanepar, eliminando chances de parcialidade, cooptação ou intimidação.

As informações armazenadas ficam em um ambiente externo seguro e não podem ser acessadas, alteradas ou apagadas, garantindo o recebimento independente, imparcial e sistemático das informações e seu correto encaminhamento. As denúncias são totalmente anônimas, jamais identificando sequer o IP do equipamento ou o telefone de origem do relato.

O Canal de Denúncias está disponível a todos, 24 horas por dia, 07 dias por semana, pela internet, através da linha telefônica gratuita 0800 580 3756 ou de site próprio.


Atenção:
» Para atendimentos em geral da Sanepar, entre em contato com a Central de Atendimento telefônico por meio do 0800 200 0115.
» Para reclamações, elogios, informações ou denúncias de serviços (fraude na ligação de água e esgoto, despejo irregular de água e esgoto, irregularidades em serviços realizados pela Sanepar), entre em contato com a  Ouvidoria da Sanepar.