PRÊMIOS E CERTIFICAÇÕES

 

Prêmios

 

• 2016

Troféu Transparência ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e Serasa Experian. A premiação homenageia as empresas brasileiras que possuem clareza na publicação de suas demonstrações financeiras e reconhece a transparência corporativa. Outubro de 2016. 

Maiores e Melhores da revista Exame - No setor de infraestrutura, a Sanepar está em primeiro lugar na Região Sul e em segundo lugar em nível nacional. Entre as estatais de todo o Brasil, saltou da posição 25, em 2014, para a 21.ª colocação em 2015, ano de avaliação do ranking publicado em 2016. 

Ranking 360° Época Negócios - 300 Melhores Empresas do Brasil 2016 - Melhor desempenho financeiro no setor de água e saneamento com base nos resultados de 2015.

 

• 2015

Prêmio Valor 1000, melhor empresa no setor Água e Saneamento, concedido pelo jornal Valor Econômico.

 

• 2014

 Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), para as seguintes unidades da empresa: URPV (Premiada - Troféu Ouro - N II), URMA (Premiada - Troféu Prata - N II), GGNO (Premiada - Troféu Bronze - N I), URCM (Distinção - N III), URUM (Distinção - N III)

 

 

• 2013

 Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), para as seguintes unidades da empresa: URCM (Premiada - Troféu Ouro - N II), URUM (Premiada - Troféu Prata - N II), URFI (Premiada - Troféu Bronze - N I), URPV (Premiada - Troféu Bronze - N I), URTO (Premiada - Troféu Bronze - N I) 

 

 

• 2012

Melhor Empresa de Saneamento do Brasil, concedido pelo jornal Brasil Econômico.

Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, concedido pelo SESI.

 Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), para as seguintes unidades da empresa: URCP (Premiada - Troféu Prata - N II), URCM (Premiada - Troféu Bronze - N I), URTO (Distinção - N I) 

 

 

 

• 2011

Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, concedido pela Caixa Econômica Federal.

Prêmio Expressão de Ecologia, concedido pela Editora Expressão.

Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, concedido pela Editora Segmento.

Prêmio Estande Destaque da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes).

Prêmio Selo Social, pelo trabalho voluntário no Projeto Kuka Quente, dado pela Prefeitura de Ponta Grossa.

Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, pelo exercício da cidadania nas relações de trabalho com o projeto ‘Natal Feliz’, concedido pelo Serviço Social da Indústria.

 Prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), para as seguintes unidades da empresa: URFB (Premiada - Troféu Prata - N II), URCP (Premiada - Troféu Bronze - N I), URUM (Premiada - Troféu Bronze - N I), URTB (Distinção - N II) 

 

 

• 2010

Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas, em seleção realizada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Prêmio Valor 1000, como a melhor empresa de saneamento do Brasil, concedido pelo jornal Valor Econômico, na categoria Água e Saneamento.

Prêmio Maior Empresa do Setor Serviços Públicos do Sul do Brasil, concedida pela Revista Amanhã.

Prêmio Melhor Empresa do Setor de Saneamento e Habitação, promovido pelo jornal Indústria e Comércio, com apoio da Faciap, Instituto Indicare, Fenacon e Sescap/PR.

 Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), para as seguintes unidades da empresa:  GMLD (Premiada - Troféu Ouro - N II), URFB (Premiada - Troféu Bronze - N I), URTB (Premiada - Troféu Bronze - N I) 

 

 

 

• 2009

Prêmio Expressão de Ecologia, concedido pela Editora Expressão.

Prêmio Mário Henrique Simonsen de Excelência em Balanço Social, concedido pela Fundação Nacional de Apoio Gerencial (Funager), Brasil Rotário e Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, concedido pela Caixa Econômica Federal.

 Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), para as seguintes unidades da empresa: USILD (Premiada - Troféu Ouro - N II), URCT-S (Premiada - Troféu Bronze - N I), URLC (Diplomada - N I), URFB (Diplomada - N I)

 

 

 

• Outros prêmios recebidos:

Prêmio von Martius de Sustentabilidade, concedido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha
Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Prêmio Transparência Contábil, da Anefac, com apoio da Fipecafi, USP e Serasa.
Prêmio FGV de Excelência Empresarial, da Fundação Getulio Vargas.
Grandes & Líderes, da PriceWaterhouseCoopers e do Instituto Amanhã.
Prêmio Bramex Ambiental, concedido pela Câmara de Indústria, Comércio e Turismo Brasil-México.

 

 

Certificações

 

A Sanepar foi a primeira companhia de saneamento latino-americana a ter o certificado de qualidade ISO 9002 e de qualidade ambiental ISO 14001, mantidos até hoje:

 • ISO 9001 - A Sanepar foi a primeira empresa de saneamento da América Latina a obter a Certificação NBR ISO 9001 em um sistema produtor de água. O reconhecimento foi obtido em 1997 com a Estação de Tratamento de Água Itaqui, em Campo Largo. Desde aquele ano, a certificação é confirmada anualmente. Em 2010, a NBR ISO 9001 passou a ser aplicada também nos processos de Londrina, Cambé, Tamarana e distritos, abrangendo todos os processos de água (captação e tratamento de água, distribuição de água tratada), esgoto (coleta e tratamento do esgoto) e comercial (cadastro dos clientes, a comercialização dos produtos e serviços, faturamento, arrecadação, cobrança e o relacionamento com os clientes).

Em 2014 o escopo foi ampliado com a entrada do Sistema de abastecimento Integrado de Curitiba, composto por operação de barragens, captação, adução e tratamento de água, reservação e distribuição.

Embora tenha se iniciado num pequeno sistema produtor, a ISO 9001 foi responsável pela criação da Política da Qualidade na Sanepar, criação e evolução do Sistema Normativo e a padronização de procedimentos, principalmente, do processo de produção e controle de qualidade da água, gestão de produtos químicos utilizados na produção de água e tratamento de esgoto, com a implantação da seleção e avaliação dos fornecedores, padronização do recebimento e aceite dos produtos em toda a Sanepar, além da criação de indicadores corporativos que resultaram em melhor gestão de processos.

Em 2015 a Sanepar conquistou a recertificação do sistema de gestão da qualidade - SGQ pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e também pela TECPAR conquistou a certificação do processo de gestão de projetos para sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Este escopo independente pertence a unidade de serviço de projetos especiais e já apresenta como boa prática a implantação das solicitações de estudos e projetos e a criação de indicadores operacionais para o acompanhamento e medição da performance da gestão de projetos.

 

 • ISO 14001 - A Sanepar foi pioneira nas Américas, em 1999, ao obter a Certificação NBR ISO 14001 para o sistema de Foz do Iguaçu. Desde então a certificação é confirmada anualmente por organismos acreditados pelo Inmetro, demonstrando a preocupação da Companhia com o meio ambiente, com a preservação e a conservação dos recursos naturais.

Em 2011, o escopo foi ampliado com a entrada dos processos administrativos da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social.

Em 2013, o Aterro Sanitário de Cianorte também obteve a Certificação NBR ISO 14001, tornando a Sanepar a primeira organização de controle público a ser certificada com a ISO 14001 no segmento de resíduos sólidos

Esse sistema de gestão ambiental proporcionou a criação da Política Ambiental, com o levantamento e controle da legislação ambiental relativa a todos os processos da empresa, identificação dos aspectos e avaliação dos impactos ambientais das atividades, processos e instalações da Sanepar.

 

 

 

Sistema de Gestão Ambiental

A Sanepar entende que a busca pela excelência significa garantir a sustentabilidade econômica, social e ambiental em todas as suas ações, com comprometimento dos seus empregados e colaboradores, fornecedores e clientes, implementando práticas sustentáveis para o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras.

 

Sistema de Gestão Ambiental Foz do Iguaçu

Em 1999 a Sanepar implementou um Sistema de Gestão Ambiental, buscando adequar os procedimentos operacionais e gerenciais da Sanepar aos requisitos da ABNT NBR ISO 14001. O sistema escolhido para certificação passou a servir de exemplo de desenvolvimento das atividades de saneamento básico sem comprometer a disponibilidade dos recursos naturais, para os demais sistemas da Empresa e, também, para outros Estados e Países.

Seu  escopo compreende: Sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Foz do Iguaçu-PR: Captação, tratamento e distribuição de água potável, coleta, tratamento e disposição final de esgoto; manutenção e operação de redes de água e esgoto; atendimento ao cliente e comercialização de serviços de ligação de água e esgoto; manutenção eletromecânica; processos administrativos da Unidade Regional de Foz do Iguaçu (URFI) e da Unidade de Serviço de Projetos e Obras Sudoeste (USPOSO). 


Sistema de Gestão Ambiental – Aterro Sanitário de Cianorte

A Sanepar assumiu em 01 de junho de 2002 a gestão do Aterro Sanitário de Cianorte o qual recebe resíduos de cinco municípios: Cianorte, São Tomé, Terra Boa, Guaporema e Indianópolis, totalizando mais de 108 mil pessoas atendidas, as quais geram mais de 14 mil toneladas de resíduos domiciliares por ano

Seu  escopo compreende:operação do aterro sanitário, incluindo o tratamento dos resíduos sólidos e seus efluentes, além dos serviços administrativos, lavagem dos caminhões e almoxarifado.

A área do aterro sanitário do município de Cianorte está localizada na rodovia PR 082 - km 258 (Cianorte - Rondon).

O aterro recebe, em média, 45 toneladas de resíduos domiciliares por dia, dos cinco municípios.

O sistema de tratamento de resíduos sólidos urbanos do aterro sanitário de Cianorte é composto por 8 células, sendo que atualmente está em operação a quinta célula. As células possuem impermeabilização por geomembrana, manta geotêxtil, pedra rachão, tubo corrugado para recolhimento do chorume e drenos para gases. O tratamento do efluente é composto por 3 lagoas (anaeróbia, facultativa e de polimento) com recirculação do efluente final. Os gases gerados no processo de estabilização da matéria orgânica são queimados em “flares”. O aterro sanitário possui bacia de acumulação de águas pluviais e sistema de infiltração.