Museus

MUSEU DO SANEAMENTO

O Museu do Saneamento é um espaço de memória e cultura sobre o saneamento do Estado do Paraná, que promove o conhecimento e a reflexão entre o homem e o ambiente. Desde 2014, está instalado na antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) Tarumã, a primeira da Capital paranaense, construída em 1945. É um museu institucional mantido pela Sanepar, que desde 1988, mantém um programa de preservação da memória do saneamento, em local privilegiado, em Curitiba.

Fruto de um planejamento para dez anos, um projeto de ampliação de novas unidades do Museu do Saneamento em outras cidades do Paraná está em andamento.

Inicialmente, O Museu do Saneamento irá abrigar o Memorial Planeta Água que será instalado no antigo prédio da ETA Tarumã, integrando outras atividades da Sanepar, como pesquisas, treinamento e capacitação.

ESTRUTURA
Situado em Curitiba, o Museu do Saneamento abrange uma área construída de mais de 5.000 m² em um amplo terreno pertencente à Sanepar desde 1945. Sua arquitetura adaptada ao trabalho museológico permite ao visitante desfrutar das exposições em visita autoguiada ou com a presença de um mediador. O espaço abriga também o Memorial Planeta Água.

ACERVO
Desde o modo mais rudimentar de fornecer água, por meio dos pipeiros em suas carroças pelas ruas da velha Corityba, passando pela Empresa Paulista de Melhoramentos do Paraná - EPMP, pela formação do  DAE - Departamento de Água e Esgotos do Estado do Paraná, até a constituição da Sanepar, são fatos registrados nos documentos e objetos do acervo, que leva os visitantes a uma verdadeira viagem ao passado, agregando conhecimento histórico, técnico e social. O Museu do Saneamento passa por uma reformulação de sua exposição de longa duração, em breve novidades.

 

MEMORIAL PLANETA ÁGUA

O projeto, desenvolvido em Curitiba, terá alcance nacional, tendo em vista sua relevância e ineditismo. O Planeta Água será interativo e desvendará os segredos da água e do saneamento do Paraná, além de prover aos visitantes informações e conhecimento apresentados de uma forma leve e lúdica, também propõe experiências sensoriais e interatividade.

Na era da Internet, das redes sociais e do amplo acesso à informática, o Planeta Água quer surpreender pelo despertar dos sentidos utilizando o olhar, o tato, o olfato, a audição e a fala como elementos de absorção e fixação de conhecimento, favorecendo a internalização dos conteúdos apresentados e levando à reflexão e ofertando experiências transformadoras.

Endereço
Rua Eng. Antônio Batista Ribas 151 - bairro Tarumã – Curitiba - PR.

 

MEMORIAL DO RIO IGUAÇÚ

O Memorial do Rio Iguaçu é um espaço de educação ambiental localizado às margens do Rio Iguaçu, em Curitiba, no bairro Uberaba. É possível conhecer o maior rio do Paraná a partir dos aspectos históricos, geográficos, sociais e, também, das propostas de ações sustentáveis para a Bacia do Rio Iguaçu, compreendendo toda a sua extensão, desde as nascentes próximas a Curitiba até as Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Além da exposição permanente sobre a história do Rio Iguaçu, exposições temporárias são expostas no local. No espaço são desenvolvidas ações de educação para a sustentabilidade dirigida a estudantes e à comunidade.

O Memorial fica dentro da área do Parque da Imigração Japonesa, com 301,4 mil metros quadrados. O parque possui uma ciclovia de três quilômetros, pista para caminhada e espaço para estacionamento.

Endereço
Avenida Comendador Franco, sem número, no bairro Uberaba, em Curitiba.

 

VISITAÇÃO

Os espaços de visitação do Museu do Saneamento e Memorial do Rio Iguaçu encontram-se fechados por determinação das autoridades, devido à pandemia do COVID-19.

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h.

Visitas guiadas para grupos de estudantes e escolas serão realizadas futuramente de terça a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, por meio de agendamento prévio pelo email visitas@sanepar.com.br

GALERIA

Museus
Museus
Museus
Museus
Museus
Museus