ÁGUA

A Sanepar produz e distribui água tratada para 345 municípios no Paraná e um em Santa Catarina (Porto União).

Em 2019, a Sanepar atingiu mais de 4 milhões de economias ativas* de água e  mais de 3 milhões de economias ativas* de esgoto. A empresa mantém uma das maiores estruturas do Brasil em saneamento básico. São 168 Estações de Tratamento de Água (ETAs) e mais de 55 mil quilômetros de rede de distribuição.

ÁGUA COM QUALIDADE GARANTIDA

A água da Sanepar é tratada com cloro, o que garante a sua potabilidade e qualidade, e com flúor, que auxilia na prevenção de cáries dentárias. A Companhia segue procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água, determinados pelo Ministério da Saúde. O trabalho é realizado nas
168 estações de tratamento de água, 4 laboratórios centrais e 153 laboratórios descentralizados de análise da qualidade da água que a empresa possui no Paraná, realizando aproximadamente 560 mil análises por mês (base 2019) para garantir a qualidade da água que distribui.

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

A gestão de seus processos, em consonância com o uso sustentável dos recursos naturais e com a busca pela conformidade legal, são premissas da Sanepar.

A Companhia tem uma visão estratégica estruturada sobre o tema e persegue o uso equilibrado e eficiente desses recursos e a consequente conservação do meio ambiente.

PRESERVAÇÃO

Para garantir a integridade dos processos, a Sanepar destina recursos de maneira continuada em programas de educação ambiental, revitalização de rios, proteção de mananciais, pesquisas e desenvolvimento, controle de emissão de gases de efeito estufa (GEE), gestão de barragens e certificações.

TARIFA SOCIAL E CIDADANIA

A tarifa social beneficiou 184 mil famílias em 2019. Esse total equivale a 5% do número de economias residenciais da Sanepar e significa um subsídio de R$ 111,9 milhões no ano. Os critérios de cada uma das Tarifas Diferenciadas estão disponíveis no site http://site.sanepar.com.br/ na opção Clientes.

  

  

Dados do Relatório da Administração 2019.

*O termo 'economia ativa' é usado para designar todo imóvel, ou subdivisão de um imóvel, que possui uma instalação privada ou de uso comum de serviços de água e/ou esgotamento sanitário cadastrada e faturada pela Sanepar.