Agenda da Presidência

30/01/17
Governador Beto Richa e presidente Mounir Chaowiche participam de posse da AMUNPAR
Governador Beto Richa e presidente Mounir Chaowiche participam de posse da AMUNPAR
Governador Beto Richa e presidente Mounir Chaowiche participam de posse da AMUNPAR
Governador e presidente da Sanepar participam de posse da AMUNPAR

O governador Beto Richa e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche participaram nesta sexta-feira (27) da posse do prefeito de Santa Cruz do Monte Castelo, Francisco Antônio Boni, como presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), que reúne 28 cidades e soma uma população de aproximadamente 280 mil habitantes. “Além de prestigiar a posse, este encontro é uma oportunidade para reafirmar os meus compromissos com a região. Assumi o compromisso com as lideranças de resgatar a dívida que o Estado tinha com o Noroeste. Quero confirmar o caráter municipalista do nosso governo, de apoio irrestrito e permanente a todos os municípios”, afirmou o governador.  

Na mesma solenidade, o prefeito de Santa Mônica, Sérgio José Ferreira, assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar); o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, tomou posse como presidente do Consórcio Caiuá Ambiental (Cica); o prefeito de Diamante do Norte, Daniel Domingos Pereira, assumiu a presidência do Consórcio da Área de Preservação Permanente (APA) Federal do Noroeste Paranaense (Comafen). Na Associação das Primeiras-Damas do Noroeste, a presidente é Alana Prietro Boni, de Santa Cruz de Monte Castelo.

INVESTIMENTOS – Desde 2011, a Sanepar já investiu R$240 milhões na ampliação dos sistemas de água e esgoto nos municípios da AMUNPAR. Outros R$310 milhões foram gastos para a manutenção dos sistemas dessas cidades.

 CAPACITAÇÃO – O presidente da Amunpar, Francisco Boni, disse que já nos próximos será realizada uma reunião de trabalho com todos os prefeitos para elencar as principais demandas e definir as ações da entidade. “Vamos buscar fortalecer ainda mais os municípios da nossa região”, disse ele.

Ampliar a capacitação técnica das prefeituras, principalmente no que se refere à elaboração de projetos, é uma das prioridades do novo presidente da Amunpar. “Vamos nos dedicar bastante ao tema, que considero fundamental. Como fui, por oito anos, vice-prefeito da minha cidade, pude perceber a dificuldade técnica que as prefeituras da região, assim as de cidades de pequeno e médio portes em geral”, disse Boni. A capacidade nesta área pode agilizar os projetos e otimizar os recursos investidos.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade de posse os deputados estaduais Tião Medeiros e Luís Cláudio Romanelli, o deputado federal Luiz Nishimori; o ex-prefeito de Santa Cruz do Monte Castelo e ex presidente da Amunpar, José Maria Fernandes, e o presidente Câmara de Vereadores de Paranavaí - José Galvão.