Agenda da Presidência

30/10/17
Mounir fala da preservação dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável
Mounir fala da preservação dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável
Diretor de Meio Ambiente mostra os projetos desenvolvidos pela empresa
Diretor de Meio Ambiente mostra os projetos desenvolvidos pela empresa
Sanepar entrega funil em forma de esfera par coletar óleo de cozinha usado
Mounir fala da preservação dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável
Sanepar apresenta práticas sustentáveis em Seminário para trabalhadores

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, participou, na noite de domingo (29) da abertura do Seminário Nacional União Geral dos Trabalhadores (UGT) – Agenda 2030: Promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento está sendo realizado em Foz do Iguaçu entre 29 e 31 de outubro.

O presidente destacou a importância da promoção do desenvolvimento sustentável, principalmente em relação ao recursos hídricos. Ele explicou que a Sanepar está a frente da secretaria executiva do movimento Nós Podemos Paraná com a responsabilidade de promover e difundir as ODS no Estado. “Nós assumimos o compromisso em promover o 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eles têm a função de nortear ações dos 193 países signatários das Nações Unidas, a fim de erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, respeitando os limites do planeta”.

O presidente da UGT no Paraná, Paulo Rossi, destacou que a central dos trabalhadores é a primeira no País a iniciar as discussões em relação ao desenvolvimento sustentável. Ele também destacou a participação da Sanepar neste processo. “A empresa tem sido uma grande apoiadora e tem mostrado que além dos serviços de saneamento, tem uma grande preocupação com o bem estar dos trabalhadores”, disse.

BOAS PRÁTICAS – Durante o evento, a Sanepar também apresentou práticas de sustentabilidade. O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, foi um dos palestrantes e mostrou algumas práticas que a empresa adota e que estão ligadas aos ODS.

Glauco mostrou o projeto Se ligue nessa ideia, sem óleo na rede. Por meio deste programa tanto empregado como parceiros da Sanepar são incentivados dar o destino adequado ao óleo de cozinha usado e evitar danos ao meio ambiente e ao sistema de esgoto. Quem participou da palestra recebeu um funil em forma de esfera que serve, exclusivamente, para o descarte de óleo usado em garrafas PET.

O outro projeto, denominado Moringa Cheia, vai subsidiar agricultores que apresentarem projetos de recuperação ambiental. “Os agricultores inscritos no programa poderão ter até 95% de subsídio nos valores investidos para a recuperação ambiental”, explicou.