Agenda da Presidência

01/02/18
Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, recebe secretário de Estado do Ambiente de Portugal (Seamb), Carlos Martins, e outros r
Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, recebe secretário de Estado do Ambiente de Portugal (Seamb), Carlos Martins, e outros r
Sanepar recebe delegação de Portugal

Principal foco é apresentar experiência lusitana na área de resíduosA Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está recebendo nesta semana a comitiva da Missão Internacional Portugal-Brasil Águas & Resíduos. Os representantes portugueses estiveram em reunião com o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, na quinta-feira (01/2), na sede da empresa, em Curitiba. O grupo espera aprofundar o relacionamento e a cooperação com a Companhia e outros órgãos do governo, especialmente na área de resíduos.

Segundo Mounir, o governo do Estado e a Sanepar, junto com outras secretarias e órgãos do Estado, buscam alternativas sustentáveis para eliminar os lixões e dar destinação adequada aos resíduos. “Portugal foi escolhida como referência para a modelagem em relação a resíduos e já contamos com a assinatura de um termo de cooperação. Estamos avançando na implantação do desenvolvimento dessa modelagem. Para nós, é fundamental essa grande parceria”, afirma o presidente da Sanepar.

O secretário de Estado do Ambiente de Portugal (Seamb), Carlos Manuel Martins, que preside a delegação lusitana, explicou que o grupo busca aprofundar a já iniciada cooperação das Águas de Portugal com a Sanepar na área de saneamento e apresentar o projeto “Lixão Zero”, experiência lusitana de sucesso na área de resíduos sólidos para a eliminação de lixões. “Nós identificamos que o Estado do Paraná, e muito particularmente, a Sanepar, têm desenvolvido um conjunto de iniciativas muito alinhadas com as experiências portuguesas, especialmente na área de resíduos. Nesta visita, a Missão procurou trazer também empresários de Portugal das várias áreas das políticas de resíduos que poderão ir além das cooperações já existentes, com a possibilidade de envolverem-se no projeto tão ambicioso do Lixão Zero. Portugal já concretizou esse projeto em 2001, mas gostaríamos de ser uma experiência inspiradora para o trabalho da Sanepar e do Estado da Sanepar. Buscamos institucionalizar o Lixão Zero em outros acordos complementares, que sejam bons para os portugueses e bons para os brasileiros”, diz.

Os integrantes da Missão também visitaram o Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS), onde a Companhia de Saneamento concentra seus pesquisadores e faz alguns dos experimentos mais importantes para a inovação tecnológica da empresa.

O grupo de portugueses também irá se reunir com outras instituições, como Fiep, Agência Reguladora do Paraná (Agepar), e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). Além do Paraná, a Missão visitará também entidades no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Junto do secretário Martins, participam da comitiva oficial portuguesa o chefe de gabinete da Seamb, Artur Cabeças; a vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Inês Diogo; o presidente da Águas do Tejo Atlântico, António Frazão; o presidente da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (Ersar), Orlando Borges; a administradora da Empresa Geral de Fomento (EGF), Filipa Pantaleão, e outros representantes de entidades e empresas.

Pela Sanepar, também participaram os diretores Glauco Requião (Meio Ambiente), Paulo Alberto Dedavid (Operações), João Martinho Cleto Reis Júnior (Investimentos) e Antonio Carlos Salles Belinati (Comercial), além de gerentes, coordenadores e outros empregados.