Perfil da Companhia

Descrição do perfil da empresa e visão institucional

[ Apresentação Institucional ]

A Sanepar presta serviços de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário, coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos.

Sociedade de economia mista e de capital aberto, controlada pelo Estado do Paraná, atuando com sistemas de abastecimento de água em 345 dos 399 municípios do Paraná, além de Porto União, cidade de Santa Catarina e de esgotamento sanitário em 174 municípios. Na gestão dos resíduos sólidos urbanos, opera os aterros sanitários das cidades de Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio. O aterro de Cianorte atende também as cidades de São Tomé, Terra Boa, Guaporema e Indianópolis.
Com sede em Curitiba, no Paraná, a Companhia opera um complexo composto por 170 Estações de Tratamento de Água (ETAs), 1.027 poços e 234 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), 03 Aterros Sanitários e 04 Barragens, com ramificações em todo o Estado. Esta estrutura é operada por uma força de trabalho de 7.473 empregados qualificados e absolutamente comprometidos com o saneamento ambiental, além de diversos colaboradores.
No Exercício de 2015 foram investidos R$ 795,1 milhões em obras em todo o Estado, resultando no incremento de 69.962 novas ligações de água, 100.111 ligações de esgoto e nas atividades em resíduos sólidos.
Transparência nos negócios e respeito aos públicos de relacionamento é a base da Governança da Sanepar. A empresa, de economia mista e de capital aberto, é controlada pelo Estado do Paraná que detém 51,4% do capital total. Outra parte significativa das ações está nas mãos de acionistas minoritários.
A Companhia foi a primeira do Brasil na área de saneamento a ter um Acordo de Acionistas. O documento alinha os interesses entre os acionistas controladores e tem validade até 2021. O acordo é um importante instrumento de fortalecimento da governança corporativa e define, entre outros procedimentos, a política de dividendos.
A Companhia preza pela equidade entre esses diversos públicos na tomada de decisões estratégicas. Para isso, garante, por meio do Estatuto Social, que os assentos nas diversas instâncias sejam divididos, de forma justa, entre representantes dos dois segmentos de acionistas – majoritário e minoritários. Itens financeiros e econômicos, incluindo contratos de concessão, são analisados pelo Comitê Técnico, que apoia a alta liderança. Todas as informações são submetidas a auditoria interna e externa. A Sanepar também está atenta aos riscos que possam afetar a Companhia. Por isso tem como prática constante a identificação e mitigação de eventuais ameaças aos negócios.
O free float – ações negociadas livremente no Mercado de Capitais – é de 32%. O grande desafio é superar a baixa liquidez das ações e, para tanto, a empresa vem realizando uma série de iniciativas.

TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Índice de fornecimento de água tratada 100%
Total de Ligações     2.979.363
Extensão da rede de distribuição  49,6 mil quilômetros

COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO

Índice de coleta de esgoto   67,0%
Total de Ligações     1.859.533
Extensão da rede coletora de esgoto  31,0 mil quilômetros
Índice de tratamento de esgoto   99,5%