Notícias

12 toneladas de lixo é o saldo do primeiro fim de semana da temporada

19/12/2011

Este volume foi gerado apenas na beira-mar. Veranistas colaboraram depositando os resíduos nas caçambas

 

Doze toneladas de lixo foram recolhidas pela Sanepar em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no primeiro fim de semana da operação de limpeza com máquinas automatizadas e coletores na areia das praias do Litoral do estado. Garrafas de cerveja, garrafas plásticas, cocos, latas de refrigerantes e bebidas alcoólicas formam a maioria do lixo.

Até 29 de fevereiro, a Sanepar limpará, dia e noite, os 61 quilômetros de praia nos três municípios. Seis máquinas limpadoras de areia começaram a trabalhar na sexta-feira (16) e continuarão até 29 de fevereiro de 2012. Nesse período, a Sanepar também distribuirá aos banhistas 50.000 coletores individuais de bitucas de cigarro, 300.000 sacos de lixo biodegradáveis e 200.000 revistas em quadrinhos com dicas de preservação ambiental.

“A população está colaborando, ao colocar resíduos nas sacolas biodegradáveis e nos tambores de coleta", afirma o gerente da Sanepar no Litoral, Carlos Roberto Pinto. As máquinas da Sanepar, peneiras automáticas puxadas por trator que separam o lixo e devolvem areia limpa à praia, trabalham nas madrugadas, da 1h às 8h, inclusive sábados e domingos. Durante o dia (das 10h às 17h30), seis dumpers (veículos de pequeno porte, motorizados, com caçamba) circulam na faixa de banho. Ao mesmo tempo, coletores catam o lixo da areia.

Todas as pessoas envolvidas no trabalho foram orientadas a preservar as áreas de restinga, importantes para o ecossistema do Litoral. A caçamba de cada máquina limpadora tem capacidade para 750 quilos. Quando está cheia, os resíduos são recolhidos por equipes do Instituto de Águas do Paraná. Os dumpers têm capacidade para até 2 mil quilos. As máquinas limpadoras e os dumpers fazem o trabalho desde a Barra do Saí, município de Guaratuba, até a praia Pontal do Sul, município de Pontal do Paraná. Também estão à disposição dos veranistas, na beira da praia, 1.200 tambores onde o lixo pode ser depositado.

 

Veranistas colaboraram depositando os resíduos nas caçambas

 

Máquinas limpam da Barra do Saí (Guaratuba) até Pontal do Sul (Pontal do Paraná)

Galeria