Notícias

352 toneladas de lodo de esgoto vão para a agricultura em Tibagi

11/04/2017

Este foi o primeiro lote de lodo de esgoto entregue na região de Telêmaco Borba para ser utilizado como fertilizante agrícola

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou o primeiro lote de lodo proveniente das estações de tratamento de esgoto de 12 municípios da região de Telêmaco Borba. A propriedade beneficiada fica no município de Tibagi. Neste primeiro lote, foram destinadas 352 toneladas de lodo.

“O que antes era destinado para o aterro sanitário, agora tem condições de voltar para a natureza para ser reaproveitado. É uma forma de proporcionar benefício ambiental, social e econômico, o que é muito importante”, afirma o gerente da Sanepar em Telêmaco Borba, Edson Michaloski.

De acordo com o coordenador Industrial da Sanepar Rafael Polak o material é rico em matéria orgânica, como nitrogênio, fósforo e potássio. “Além de corrigir o solo, através do calcário presente no lodo, há complemento de nutrientes na lavoura. Dizemos então que é um jogo de ganha, onde o agricultor, a sociedade e o meio ambiente ganham”.

Ele conta que para garantir que o lote de lodo esteja em condições de ser destinado à agricultura, o material foi tratado pelo período de um ano, onde foram realizadas análises de matéria orgânica, vírus e bactérias. “Passado todo esse processo, foi feito o contato com o agricultor, pois tem que haver uma condição de área favorável para receber esse lodo, respeitando os requisitos de legislação ambiental”, detalha Polak.

Guilherme Frederico de Geus, proprietário da Fazenda Guartelá, considera que o lodo traz muitos benefícios. “Hoje tudo o que é feito unindo o socioeconômico com o ambiental traz benefícios. Você poder aproveitar esse resíduo, aumentando a fertilidade do solo, aumentando a produtividade, diminuindo o custo de produção e, consequentemente, aumentando a lucratividade por hectare, é muito benéfico”, afirma o agricultor, que inicialmente vai utilizar o lodo na cultura de trigo. “Posteriormente vamos aplicá-lo também nas culturas de verão, que são a soja e o milho”. Junto com o agricultor, a Companhia também continuará fazendo o acompanhamento da aplicação do material.

LODO DE ESGOTO - O lodo, ou biossólido, é um dos subprodutos do esgoto doméstico tratado. A Sanepar, vem destinando o material para o uso agrícola em vários municípios do Estado desde 2002. Para chegar à condição de fertilizante agrícola, o lodo passa por um processo complexo, seguindo todas as exigências dos órgãos ambientais. Na estrutura criada especialmente para receber o lodo, ele é desaguado, higienizado, estabilizado e armazenado, em lotes, até estar pronto para ser encaminhado para a agricultura.

Galeria