Notícias

4 adutoras são deslocadas para construção de viaduto estaiado

16/08/2012

Orçada em R$ 2 milhões, obra deve ser executada no prazo de 75 dias

A Sanepar iniciou nesta quinta-feira (16) os serviços preliminares para as obras de deslocamento das quatro adutoras instaladas na esquina da Avenida das Torres com Rua Francisco H. dos Santos. As adutoras precisam ser reinstaladas a uma distância de apenas 10 metros. Mesmo assim o remanejamento das redes é necessário porque estão enterradas exatamente no ponto onde ficarão as fundações do viaduto estaiado que a Prefeitura de Curitiba está construindo naquele endereço.

As adutoras da Sanepar são tubulações em aço, de grande porte, com diâmetros de 800 mm, 600 mm e 400 mm. Destas, três redes são utilizadas para transportar água tratada do Reservatório Corte Branco (instalado na Rua General Ary Duarte Nunes, Uberaba) até o Reservatório Cajuru, localizado na Praça das Nações – Alto da XV. A quarta linha distribui água para os moradores, restaurantes, comércio, hospital, universidade e demais clientes da região do Uberaba e Jardim das Américas.

No total, a Sanepar terá que remanejar 1.050 metros de adutoras. O custo é de R$ 2 milhões. A previsão é executar os serviços em 75 dias e 25 pessoas vão trabalhar na obra.

A partir desta segunda-feira (20), durante a execução dos trabalhos as pistas no sentido São José dos Pinhais serão interditadas e o trânsito desviado pela pista sentido Curitiba. A pista será dividida: duas faixas no sentido Curitiba e duas faixas no sentido São José dos Pinhais. A região está bem sinalizada pela Prefeitura.

Também por conta de obras da Prefeitura, a Sanepar está remanejando duas adutoras que estão sobre o viaduto da antiga BR 116. Na região está em andamento a construção da Linha Verde. O viaduto será ampliado, passando a ter maior número de faixas. Durante a execução dos serviços da Sanepar, na Avenida Afonso Camargo, sentido Centro, em determinados horários uma das faixas está restrita e o trânsito na região fica mais lento.

Para interligar a tubulação existente aos trechos que estão sendo remanejados será necessário interromper o transporte e a distribuição de água. Os técnicos acreditam que será possível executar a interligação em curto período de tempo, sem prejuízos ao abastecimento.

O viaduto - A obra do viaduto estaiado integra o corredor aeroporto/rodoviária que a Prefeitura está construindo para atender o projeto de cidade sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. O viaduto passará por cima da Avenida das Torres no cruzamento com a Rua Francisco H. dos Santos. Com 25 metros de largura e quatro faixas de circulação será suspenso por 21 cabos de aço.

Galeria