Notícias

5 cidades do Paraná estão entre as com melhores serviços em água e esgoto

28/09/2011

Curitiba, atendida pela Sanepar desde a criação da Companhia em 1963, é a capital brasileira com o melhor índice de atendimento com água tratada e com coleta e tratamento de esgoto doméstico. No Paraná, todas as cidades com mais de 300 mil habitantes, estão incluídas no ranking das 81 sedes municipais com os melhores indicadores. No índice geral (capitais e municípios do interior), Curitiba, em relação à avaliação anterior, saltou da 11.ª para a 5.ª posição devido à melhoria no índice de tratamento dos esgotos e aumento nos investimentos em 2009. A cidade de Maringá está em 7.º lugar; Londrina, em 10.º; Ponta Grossa, em 11.º e Foz do Iguaçu, em 27.º. Todas são atendidas pela Sanepar.

As posições foram conquistadas em 2009 e constam da base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades. O ranking foi estabelecido pelo Instituto Trata Brasil, após avaliar as informações do SNIS e considerar a projeção de população do IBGE para aquele ano.

Para definir o ranking também são analisados os índices de atendimento com água; índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto; volumes produzido e faturado de água, investimentos previstos e em andamento, entre outros fatores. “Destacamos a entrada de Curitiba no grupo das dez melhores, pois saltou da 11.ª para a 5.ª posição devido à melhoria no índice de tratamento dos esgotos e aumento importante nos investimentos,” disse o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.

Atualmente, nos municípios atendidos pela Sanepar, 100% dos clientes são atendidos com água tratada e em média 62% contam com rede coletora de esgoto. Todo o esgoto coletado pela Sanepar recebe tratamento. A meta é manter a universalização do serviço de água e elevar, até 2014, a cobertura de esgoto para 72%. A média nacional de oferta deste serviço é da ordem de 50%.

O nível de cobertura com estes dois serviços no Paraná reflete os altos investimentos aplicados em obras e melhorias operacionais em todas as regiões do Estado. “Nos próximos anos vamos investir mais R$ 2 bilhões, e queremos colocar o Paraná na liderança em atendimento à população”, afirma o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.


Estação de tratamento de esgoto Santa Quitéria, em Curitiba


Estação de tratamento de esgoto, em Londrina
 

Galeria