Notícias

9º Londrina Matsuri contabiliza mais de 30 mil visitantes

13/09/2011

Crianças movimentaram o Espaço da Sanepar e se destacaram com projetos ambientais 

Mais de 30 mil pessoas compareceram ao Londrina Matsuri 2011, que aconteceu no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina, nos dias 9, 10 e 11 de setembro. No Espaço da Sanepar foram expostas maquetes de estações de tratamento de água e de esgoto e repassadas orientações sobre os processos, especialmente sobre a importância do uso racional da água e como deve ser feita a ligação do imóvel na rede coletora de esgoto.

Um mapa das cidades de Londrina e Cambé ajudou a localizar cada bairro em relação ao atendimento com a rede coletora de esgoto, já existente e com programação de obras. As crianças movimentaram o estande e passearam pelo Matsuri com balões da Sanepar.

Neste ano, mais de 80 estandes formaram a área comercial, cultural e gastronômica, além de uma programação cultural que contemplou mais de 40 apresentações de dança, música, artes marciais e canto. Segundo a organização do evento, os objetivos de integração, divulgação da cultura japonesa e de educação ambiental foram alcançados. “Percebemos a presença de pessoas de todas as idades, além de muitas caravanas de outras cidades que se organizaram e vieram para prestigiar nosso evento. Só para o Festival Bon Odori, vieram 12 grupos de várias cidades da região”, destacou a presidente do Grupo Sansey, Mity Shiroma.

Melhores Práticas – No Espaço Meio Ambiente, 11 escolas públicas municipais e estaduais inscreveram 16 projetos que foram avaliados por professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O primeiro lugar do Concurso Meio Ambiente – Melhores Práticas ficou com Escola Municipal Armando Rosário Castelo com o projeto Educação Ambiental: Destinação Correta dos Resíduos. Em segundo lugar, a Escola Municipal Zumbi dos Palmares com o projeto Saber e Atuar para Melhorar o Mundo e, a terceira colocação ficou para o projeto Casa Ecologicamente Correta da Escola Estadual Cléia Godoy Fabrini da Silva.

Embora não tenha sido premiada, a Escola Municipal Ignez Corso Andreazza deu uma aula de economia com o Projeto Consumo Consciente da Água. A professora Ilza Melo de Carvalho, explica que o projeto envolveu cerca de 135 alunos das terceiras séries e já tem resultados positivos. “O objetivo é reduzir o consumo. Já comparamos as faturas de água de junho e julho. Alguns alunos conseguiram reduzir 1 metro cúbico, num único mês, apenas com mudanças de hábitos. Estamos com grandes expectativas especialmente porque queremos implementar uma mudança para a vida toda”, destaca. “Desenvolvemos até os 10 mandamentos do uso racional da água”, completa.
 

Galeria