Notícias

Abastecimento é restabelecido de forma gradativa no Paraná

26/04/2017

Trinta municípios foram afetados. A normalização deve ocorrer gradativamente ao longo desta quarta-feira

As fortes chuvas que caíram na madrugada desta quarta-feira (26) em todo o Paraná causaram problemas no abastecimento de várias cidades, principalmente em função da queda de energia, que é essencial para o funcionamento dos sistemas.

A previsão em todas as localidades é que logo após o restabelecimento da energia elétrica o abastecimento volte ao normal de forma gradativa.

Em Curitiba, dez bairros estão sem fornecimento de água: Augusta, Butiatuvinha, Santo Inácio, Cidade Industrial, Mossunguê, Riviera, São Braz, Orleans, Campo Comprido e Bigorrilho.

Na Região Metropolitana, outros oito municípios também estão com o abastecimento prejudicado: Araucária, Piraquara, Pinhais, Colombo, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Campo Largo.

NO PARANÁ - Em Pato Branco, a captação já voltou a funcionar, mas algumas estações elevatórias, que fazem o bombeamento da água, continuam sem energia. Os níveis dos reservatórios baixaram, prejudicando o abastecimento principalmente das regiões mais altas e no distrito de Nova Espero.

Em Dois Vizinhos, a captação de água do Rio Jirau parou de funcionar e os reservatórios praticamente secaram.

Caminhões-pipa vão ajudar nas emergências dos municípios de Ivaiporã, São João do Ivaí e Novo Itacolomi, como hospitais e creches. Já nos municípios de Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí, não houve queda de energia, mas a alta turbidez nas captações prejudicou o abastecimento. O tratamento da água foi restabelecido, mas com apenas 50% da capacidade de produção.

Os sistemas de Reserva do Iguaçu, Missal, Paulo Frontin, Foz do Jordão, Mallet, Imbaú, Paraíso do Norte, Boa Vista da Aparecida, Palotina, e os distritos de Faxinal do Céu, em Pinhão; Juvinópolis, em Cascavel, e da Ponte Nova, em Diamante do Oeste, também estão sem energia desde a madrugada e com o abastecimento prejudicado. E em Paiçandu os cinco poços que abastecem a cidade estão parados por falta de energia.

Galeria