Notícias

Ação criminosa interrompe captação de água em Prudentópolis por 5 horas

17/01/2012

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi obrigada a interromper a captação de água em Prudentópolis na tarde de segunda-feira (16) por causa do despejo criminoso de resíduos de criadouros de porcos no Rio dos Patos, manancial que abastece a cidade. A interrupção, das 15 às 20 horas, afetou o abastecimento da cidade com água tratada. A normalização só deve acontecer a partir da meia noite desta terça-feira (17).

Os bairros mais prejudicados são Loteamento Maringá, Vila das Flores e Loteamento Iguaçu, que ficam na área mais alta do município. A Sanepar está atendendo a região com caminhões-pipa. Poucos moradores possuem caixa d´água nesses bairros.

Por volta das 15h de segunda-feira, as análises da água bruta feitas pela Sanepar indicaram uma modificação no pH do Rio dos Patos, que normalmente oscila de 6 a 7,2 e na medição subiu para 10, chegando próximo de 14. A captação foi interrompida e as análises passaram a ser feitas de cinco em cinco minutos. Técnicos da companhia registraram um cheiro forte no Rio e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) confirmou que o manancial havia recebido efluente de dejetos animais. A Sanepar só voltou a captar água depois que as análises demonstraram que o pH tinha voltado a níveis normais.

O IAP e a 3.ª Companhia de Polícia Ambiental de Guarapuava estão fazendo uma investigação para identificar o responsável pelo despejo desse esgoto, que deverá responder criminalmente pela ação.

A Sanepar pretende buscar na Justiça compensação pelo crime ambiental, exigindo ressarcimento pelos danos causados ao sistema de abastecimento de Prudentópolis.

Galeria