Notícias

Agência de classificação de risco eleva nota da Sanepar

Agência de classificação de risco eleva nota da Sanepar

21/08/2017

A mudança indica que a empresa tem boas condições de cumprir com seus compromissos e está melhor avaliada no mercado financeiro

A agência de classificação de risco Moody’s elevou no dia 16 de agosto a nota da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para “Ba2” em escala global e “Aa2.br” em escala nacional. Com a mudança, a estatal avançou duas notas na escala nacional, de A1.br para Aa2.br.

Para o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o anúncio da Moody’s reforça a linha de gestão adotado pela Companhia. “Nos últimos anos, a Sanepar passou a adotar práticas administrativas que fortalecem a empresa e dão segurança para realização de investimentos fundamentais para a saúde e a qualidade de vida da população paranaense”, disse Mounir.

A classificação de risco de agências como a Moody´s indica se um governo ou empresa tem boas condições de pagar suas dívidas ou se possui risco de dar calote. A elevação da nota da Sanepar deve-se, segundo a agência, à “conclusão da primeira revisão tarifária sob um mecanismo mais previsível de estabelecimento de tarifas”.

Ainda segundo a avaliação da Moody´s, o perfil de crédito da Sanepar “é suportado pelo histórico de intervenção estatal limitado” e a expectativa é a de que “o desempenho operacional resiliente continuará traduzindo-se em métricas de crédito fortes”.

A avaliação de risco da Sanepar foi feita junto com outras três companhias estatais de saneamento: Copasa (Minas Gerais), Sabesp (São Paulo) e Embasa (Bahia). A Moody´s avalia que, apesar da recessão do País, as quatro companhias mantenham um desempenho operacional “relativamente isolado” do contexto brasileiro.

A interpretação deve-se a três fatos: a natureza essencial e insubstituível do serviço de fornecimento de água; a elevada concentração em clientes residenciais e o histórico de compensação tarifária para custos relacionados à inflação.

Para a Sabesp e a Sanepar a perspectiva é negativa. “A perspectiva negativa para a Sabesp e Sanepar reflete a perspectiva negativa para os ratings dos títulos do governo do Brasil e a visão da Moody´s de que a qualidade de crédito destas companhias continua altamente dependente da qualidade de crédito soberano”.

A data da última ação de rating (classificação de risco) da Sanepar pela Moody´s foi em 17 de março de 2017.

Galeria

  • Agência de classificação de risco eleva nota da Sanepar