Notícias

Agentes de saúde na Estação de Tratamento de Água Tibagi

Agentes de saúde conhecem processos da Sanepar em Londrina

19/06/2018

Objetivo é que esses profissionais transmitam à população informações sobre uso correto da água e do esgoto

Agentes comunitários de saúde da União Básica de Saúde do Jardim Itapoá, em Londrina, visitaram nessa segunda-feira (18) os sistemas de água e de esgoto da Sanepar para conhecer o funcionamento dos serviços e transmitir esses conhecimentos à população. A equipe esteve na captação do Rio Tibagi, na Estação de Tratamento de Água Tibagi e na Estação de Tratamento de Esgoto Esperança.

A atividade faz parte do projeto Saúde em Rede, que mobiliza as unidades da Sanepar no direcionamento das campanhas sociais de Londrina para a Região dos Jardins Itapoá, Perobal e Franciscato, devido ao alto índice de perdas, de ligações clandestinas e pelo atendimento com a Tarifa Social.

As agentes de educação socioambiental da Sanepar Andréa Fontes e Angela Pagani, que receberam a equipe da UBS, explicaram os procedimentos que garantem a qualidade da água distribuída à população e a importância do uso racional da água. Ressaltaram que as ligações irregulares de água podem abrir um ponto de contaminação da água. Na ETE Esperança, Márcio Brandão explicou o processo desde a chegada do esgoto até a destinação final do efluente.

A agente comunitária de saúde Tatiane Martins de Oliveira afirma ter gostado bastante das visitas. “Foi excelente para conhecer os processos, as normativas que regulamentam a captação e água e como essa água depois retorna à natureza, como efluente. É importante para a gente informar a comunidade porque tem gente que ainda não está ligada à rede coletora ou que joga gordura na galeria pluvial”, disse.

Para a agente comunitária Cíntia de Melo Vieira, toda a população deveria conhecer os sistemas para entender o processo. “As pessoas não fazem ideia do trabalho que dá para ter água tratada em casa. Essas informações são importantes para a gente levar aos pacientes que chegam ao posto de saúde. Muita gente reclama do serviço e nem conhece”, diz.

Galeria

  • Agentes de saúde na Estação de Tratamento de Água Tibagi
  • Laboratório de análise da água da Estação Tibagi
  • Equipe da saúde na Estação de Tratamento de Esgoto Esperança
  • Equipe da saúde na Estação de Tratamento de Esgoto Esperança
  • Tatiane avalia como excelente a visita aos sistemas
  • Cíntia afirma que a população não faz ideia de como funciona a Sanepar