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Uma das turmas de agentes do PSF que visitaram a ETA Cafezal em Londrina

Agentes do Programa de Saúde da Família visitam Sanepar em Londrina

02/09/2015

Eles puderam esclarecer dúvidas sobre a qualidade da água distribuída pela Sanepar

Aproximadamente 300 agentes ligados ao Programa Saúde na Família (PSF) visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cafezal, em Londrina, durante o mês de agosto. A nona e última turma realizou a visita na segunda-feira (31). A atividade faz parte do curso de formação dos agentes, que dá base para o atendimento domiciliar realizado em toda a cidade, inclusive na zona rural.

A visita à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) aprofunda os conhecimentos sobre os processos que envolvem desde a captação de água até a disposição final do esgoto. “É uma oportunidade para conhecer as características dos processos que têm tão grande importância para a saúde coletiva”, afirma a enfermeira Cláudia Haggi Fávero, professora do curso de formação. Ela conta que o esclarecimento de dúvidas durante a visita pode servir de orientação ao atendimento nas residências.  “Este contato também nos ajuda a identificar algum problema no imóvel em relação ao consumo da água e a orientar a comunidade para que faça o uso correto dos serviços”, destaca.

É DE BEBER – Uma das principais dúvidas dos agentes que visitaram a Sanepar foi quanto à qualidade da água consumida pela população. Segundo a gestora ambiental Andrea Fontes, que acompanhou os visitantes, o assunto foi amplamente explorado como um incentivo para o consumo da água de torneira. “Procurei desmistificar a ideia de que a água de poços subterrâneos é sempre potável. Esclareci quanto aos riscos de poluição, o que causou estranheza para a maioria”, comenta. “As pessoas desconhecem que condomínios devem fazer análises periódicas da água e seguir uma legislação federal que exige responsável técnico e a prestação de contas para agentes públicos sobre o controle de qualidade”, destaca.

Andrea também falou sobre a limpeza da caixa-d’água para garantir a potabilidade do produto entregue pela Sanepar. “É bom lembrar que a qualidade é garantida até o cavalete e que o morador deve fazer a sua parte, lavando a caixa a cada seis meses”, completa. 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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