Notícias

Trabalho de educação ambiental teve início em julho em Inácio Martins

Agentes informam moradores de Inácio Martins

14/07/2014

Até o final do mês, todos os imóveis beneficiados pelas obras receberão visitas dos agentes socioambientais

Agentes socioambientais a serviço da Sanepar estão visitando os imóveis que serão beneficiados pelas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Inácio Martins, na região Centro-Sul do Paraná. As obras contemplam a instalação de mais de 7,4 quilômetros de rede coletora e 412 novas ligações prediais na área central da cidade. 

As abordagens domiciliares fazem parte do trabalho de educação socioambiental que a Sanepar realiza paralelamente à execução da obra para sensibilizar a comunidade sobre a importância do esgotamento sanitário, que está diretamente associado à saúde e qualidade de vida. “Até o final de julho, vamos visitar todos os imóveis que serão beneficiados. Nossa previsão é atingir cerca de 1.500 pessoas”, destaca Luciana Garcia, gestora de educação socioambiental da Sanepar. Os agentes são identificados pelo crachá, uso de colete azul e veículos com a inscrição “a serviço da Sanepar”. Os moradores que quiserem confirmar o nome do agente que está autorizado a fazer a visita podem ligar para os telefones (42) 3667-1338 ou (42) 3220-2445.

O processo inicial de sensibilização com cada uma das famílias envolve conteúdos sobre saneamento ambiental e saúde, além de informações a respeito das obras e dos ganhos sociais, econômicos e ambientais. “Além de ser uma atividade socioeducativa, também é uma ação de desenvolvimento comunitário”, completa. Representantes de mais de 170 famílias compareceram, na semana passada, em reuniões no Centro Comunitário Nossa Senhora de Fátima. “As reuniões comunitárias abrem o diálogo com a população, esclarecem dúvidas e levam informações importantes para os moradores”, diz Luciana. 

Em todas as abordagens, os moradores estão sendo orientados para que aguardem a liberação da Sanepar para efetuar a interligação do imóvel à rede coletora. A previsão é de que as obras estejam concluídas em janeiro de 2015.

Galeria

  • Trabalho de educação ambiental teve início em julho em Inácio Martins
  • Duas reuniões com a comunidade já foram promovidas pela Sanepar em Inácio Martins