Notícias

A alegria de ter a água tratada direto na casa fica estampada no rosto de Élide Dallagnol

Água tratada chega para mais uma comunidade de Francisco Beltrão

23/06/2016

Investimentos de R$ 165 mil beneficiam mais de 120 moradores da Linha Liston

Os 124 moradores da Linha Liston, na área rural de Francisco Beltrão, agora têm água tratada em seus domicílios. O sistema de abastecimento foi feito por meio de parceria entre Governo do Estado, Sanepar, Prefeitura de Francisco Beltrão e os próprios moradores. Para atender os 31 domicílios, foram investidos R$ 165 mil.

A entrega do sistema de abastecimento foi feita pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto e pelos gerentes da Sanepar Celço Arisi e Mario Hanaoka, nesta quinta-feira (23). O evento teve também a participação de famílias da localidade, de vereadores, secretários municipais e do presidente da Associação de Moradores da Linha Liston, Luiz Bedin.

Bedin mora na localidade desde 1961 e conta que ele e os vizinhos vinham sofrendo com a falta de água em períodos de estiagem. Muitos dependiam da solidariedade dos vizinhos que conseguiam armazenar ou dispor de água por mais tempo. “A agricultora Inês Commer é um exemplo disso. Muitas vezes, ela percorria com a família quase dois quilômetros para buscar água para higiene e alimentação”, relata.

O sistema de abastecimento entregue nesta quinta-feira soluciona o problema citado por Bedin. Para atender as famílias, foi perfurado um poço, instalada uma casa de química para o tratamento da água e construído um reservatório com capacidade para armazenar 10 mil litros de água. A tubulação que distribui a água aos 124 moradores tem mais de 11 mil metros de extensão.

Élide Dallagnol, que mora há mais de 40 anos na terra herdada dos sogros, disse que a família dela foi a mais beneficiada com a obra. “Éramos os primeiros a ficar sem água e os últimos a ter reabastecida a pequena fonte na propriedade. Hoje, não dá nem para acreditar que a água entra em nossa casa sem precisarmos puxar com baldes”, comemora.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto destaca que as parcerias com a Sanepar têm trazido benefícios para a população urbana e rural. “Os investimentos na Linha Liston garantem água tratada para cuidar da saúde dos moradores, que devem se empenhar para manter o sistema em funcionamento e para que o uso seja direcionado prioritariamente para o consumo humano”.

Durante a entrega, o gerente Mário Hanaoka destacou que “o sistema de abastecimento é agora da comunidade”. Segundo ele, cabe a cada morador fazer a sua parte. “A comunidade deve se manter organizada e fazer a boa gestão do sistema de abastecimento público”. Celço Arisi também reforçou a necessidade do trabalho coletivo. “As obras se concretizam quando temos a união de todos, como tem sido feito na Linha Liston”.

Galeria

  • A alegria de ter a água tratada direto na casa fica estampada no rosto de Élide Dallagnol
  • Luiz Bedin comemora com a comunidade a chegada da água para as 31 famílias
  • Equipe responsável pela implantação do sistema de abastecimento
  • O reservatório que atende a comunidade tem capacidade para armazenar 10 mil litros de água
  • O poço produz cerca de 4 mil litros de água por hora, quantidade suficiente para abastecer toda a comunidade
  • Comunidade comemora a chegada da água tratada para todos moradores da Linha Liston
  • Gerentes da Sanepar, prefeito e representantes da comunidade participam da entrega das obras