Notícias

Água tratada chega a mais 6 comunidades na região Oeste

16/05/2012

O Governo do Estado e a Sanepar, em parceria com os municípios, vão implantar sistemas de abastecimento para comunidades rurais de Diamante do Oeste, Diamante do Sul e Cascavel. As parcerias firmadas vão permitir que 1,1 mil pessoas tenham acesso à água tratada. As obras devem ser iniciadas nos próximos dois meses em todas as localidades contempladas.

Para implantar o programa nos municípios foram assinados, pelo governador Beto Richa, pela diretoria da Sanepar e pelos prefeitos, termos aditivos aos contratos de prestação de serviços de saneamento básico. Com recursos da ordem de R$ 716 mil, serão instalados os sistemas de abastecimento para Colônia Esperança e Sapucaia, em Cascavel, Linha Água da Esperança, em Diamante do Oeste, e Linha Alto Cascudo e partes da Linha Erval e da Vila União, em Diamante do Sul.

Primeiro sistema – Diamante do Sul está recebendo o primeiro sistema de saneamento rural do município. Para atender as três comunidades serão assentados 14,9 mil metros de redes de distribuição de água para levar água aos 105 domicílios cadastrados. O sistema vai contar também com reservatório com capacidade para armazenar 15 mil litros de água.

Cascavel – A Colônia Esperança e a Linha Sapucaia serão contempladas com mais de 32 mil metros de redes, duas estações elevatórias, 110 ligações domiciliares e três reservatórios que juntos vão armazenar 51 mil litros de água. Serão investidos mais de R$ 392 mil para levar água tratada aos 550 moradores das duas localidades.

Diamante do Oeste – Os 130 moradores da Linha Água da Esperança vão receber a água tratada por meio de 3,7 mil metros de tubulação. Nesta localidade serão instalados quatro reservatórios para atender as 26 ligações projetadas. Além disso, o sistema vai necessitar de duas estações elevatórias para bombear a água para todos os domicílios atendidos.

O Programa de Saneamento Rural envolve não somente os governos estadual e municipal e a Sanepar. A participação da comunidade é fundamental em todo o processo, desde o desenvolvimento da obra e, de forma especial, no gerenciamento do sistema após a conclusão dos trabalhos.

Galeria