Notícias

Evento na Sanepar reúne pesquisadores internacionais para discutir geração alternativa de energia

Alemães e brasileiros discutem a geração alternativa de energia

28/07/2016

Tema principal de evento em Curitiba é a produção de biogás a partir de estações de esgoto

Nesta quinta-feira (28), iniciam os trabalhos do 4.o Workshop Internacional sobre Aproveitamento Energético de Biogás de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O evento reúne especialistas da Alemanha e do Brasil para discutirem e avaliarem propostas sobre a produção alternativa de energia. O Workshop ocorre no Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETS), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Curitiba, e vai até o dia 29 de julho.

A importância do tema está no fato de o biogás ser uma fonte renovável de energia, versátil e armazenável, e seu uso contribuir para a minimização das emissões de gases indutores do efeito estufa, vindos do tratamento de esgoto e/ou de lodo. O uso do biogás também pode reduzir custos na operação de serviços de saneamento, sejam eles associados à energia elétrica ou à gestão de lodos e escumas.

No evento, serão apresentados casos práticos do uso do biogás, o contexto do setor de tratamento de esgotos, estudos sobre eficiência energética, análises de viabilidade econômico-financeira e de potencial de produção de biogás a partir das ETEs, entre outros temas.

INICIATIVA - O evento está sendo promovido pela Sanepar e o Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (Probiogás), fruto da cooperação técnica entre governos brasileiro e alemão, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O Workshop conta com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR).

PROBIOGÁS - O Projeto atua desde 2013 para ampliar o uso energético do biogás em saneamento básico e em iniciativas agropecuárias e agroindustriais. Busca ainda inserir o biogás e o biometano na matriz energética nacional, contribuindo para redução de emissões de gases indutores do efeito estufa.

O CETS fica na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, bairro Tarumã, em Curitiba. Confira a programação abaixo.

PALESTRANTES - Dentre os palestrantes vinculados a instituições da Alemanha estão Hélinah Moreira (GIZ), Dr. Fábio Pressinotti (Dahlem), Dr. Klaus Nelting (Netra) e Dr. Niklas Trautmann (Netra), Victor Valente (KfW). Entre os palestrantes brasileiros, estão Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti (Sanepar), Dr. Carlos Chernicharo (UFMG), Dr. Christoph Platzer (Rotária do Brasil), Dr. Claudio Souza e Emanuel Manfred Brandt (UFMG), Sebastian Rosenfeldt (Rotária do Brasil), André Luis Zeni (Copel), Elson Costa Gomes (Fundação Parque Tecnológico Itaipu), Luciano Fedalto (CSBioenergia), Ivan Cionek (Vetorlog) e Renato Takahashi (SeMAE - São José do Rio Preto).

PROGRAMAÇÃO - 4.o Workshop Internacional sobre Aproveitamento Energético de Biogás de Estações de Tratamento de Esgoto

28 de julho
Biogás em Reatores Anaeróbios

8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h30 - Projeto Brasil-Alemanha de fomento ao aproveitamento energético de biogás - Hélinah Cardoso Moreira (GIZ)
- Iniciativas de Inovação e Pesquisa da Sanepar: recuperação energética de subprodutos de ETEs - Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti (Sanepar)
11h às 12h30 - Potencial de produção de biogás em reatores UASB - Dr. Carlos Chernicharo (UFMG) e Dr. Christoph Platzer (Rotaria do Brasil)
14h às 15h30 - Aspectos construtivos e de projeto de reatores UASB - Dr. Klaus Nelting (Netra) e Dr. Fábio Pressinotti (Dahlem)
16h às 17h30 - Recuperação e captura de biogás em meio líquido – Dr. Niklas Trautmann (Netra), Dr. Claudio Souza (UFMG) e Emanuel Manfred Brandt (UFMG)

29 de julho
Eficientização e Produção de Energia em ETEs

9h às 10h - Eficiência energética em ETEs - Ivan Cionek (Vetorlog) e Dr. Fábio Pressinotti (Dahlem)
11h às 12h30 - Viabilidade econômico-financeira para o uso do biogás de ETEs - Sebastian Rosenfeldt (Rotária do Brasil) e Dr. Fábio Pressinotti (Dahlem)
12h30 às 14h - Intervalo
14h às 15h30 - Potenciais e desafios associados ao sistema de compensação de energia elétrica - André Luis Zeni (Copel) e Elson Costa Gomes (Fundação Parque Tecnológico Itaipu)
16h às 17h30 - Apresentação de casos práticos de biogás - Luciano Fedalto (CSBioenergia), Renato Takahashi (SeMAE - São José do Rio Preto) e Victor Valente (KfW)
18h - Encerramento

Galeria

  • Evento na Sanepar reúne pesquisadores internacionais para discutir geração alternativa de energia