Notícias

Alunos e professores fazem mutirão de limpeza no Córrego das Amoreiras, em Rolândia

22/09/2011

Com monitoramento técnico da Sanepar, Emater e Cooperativa Integrada, cerca de 60 alunos e professores das Escolas Estaduais Souza Naves e Presidente Kennedy de Rolândia realizaram mutirão de limpeza no entorno do Córrego das Amoreiras nesta quarta-feira, em comemoração ao Dia da Árvore. O lixo recolhido – entulho de construção, lixo doméstico, sapato, quadro de bicicleta – foi suficiente para encher duas caçambas e foi coletado pela Prefeitura.

Durante a atividade, o grupo teatral Plantão Sorriso apresentou uma peça sobre meio ambiente para os alunos, que ouviram também palestra sobre responsabilidade socioambiental. No final, os estudantes ficaram surpresos com a quantidade de lixo encontrada e com a destruição do local.

O mutirão faz parte das ações do Programa Fundo Azul, da Sanepar, que tem por objetivo a preservação de uma das nascentes do Córrego das Amoreiras, afluente do Ribeirão Cafezal, manancial de abastecimento de Londrina e Cambé. Em Rolândia, estão situadas as principais nascentes do Cafezal.

O projeto de recuperação do Córrego das Amoreiras vem sendo desenvolvido desde 2010 pela Sanepar, em parceria com a Prefeitura de Rolândia, Cooperativa Integrada, Emater, Unimed e as escolas Souza Naves e Presidente Kennedy. Além da recuperação da área, o projeto tem como metas a contenção do processo erosivo, o reforço na rede de drenagem de águas pluviais na área de influência da nascente, o plantio de 3.000 mudas de árvores de espécies nativas e a sensibilização do público escolar para a preservação da área.

A fim de envolver a comunidade local no projeto, será realizada reunião comunitária na semana que vem, dia 28, na sede do Grupo Escoteiro (Rua Marechal Floriano Peixoto esquina com Rua Amazonas). E também está agendado para o Dia da Ecologia, 4 de outubro, o plantio de mais espécies nativas no local.


Antes de sair em campo, estudantes recebem orientações de preservação


Equipe do Plantão Sorriso apresentou peça sobre meio ambiente


Estudante participa do mutirão em Rolândia
 

Galeria