Notícias

Alunos analisam pela terceira vez a qualidade da água do Córrego Três Pioneiros

Alunos monitoram córrego e orientam moradores

24/11/2014

Abordagem atingiu mais de 500 imóveis na região que margeia o Córrego Três Pioneiros

Os alunos do curso Técnico de Meio Ambiente do Colégio Estadual Tancredo Neves, em Francisco Beltrão, participaram, nesta segunda-feira (24), da terceira e última etapa de monitoramento e coleta de amostras de água do Córrego Três Pioneiros, que integra a bacia do Rio Marrecas, próximo à escola. A atividade encerra o projeto Sustentabilidade: Da escola ao Rio, desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria da Educação do Paraná (SEED), em 2014. O evento marcou também a passagem do Dia do Rio.

Acompanhados dos professores e da equipe da Sanepar, os alunos realizaram ainda o trabalho de abordagem junto aos moradores para falar da importância do córrego para o bairro, para a cidade e para o meio ambiente. Nas mais de 500 visitas domiciliares, os estudantes entregaram folhetos que apresentam o projeto de sustentabilidade e que abordam a qualidade de vida alcançada com os rios limpos, o processo de contaminação dos mananciais e o que cada um pode fazer para ajudar a cuidar da água da sua cidade. A água coletada passará pelas análises em laboratório para identificar a possível presença de agentes patogênicos, amônia, fosfato, oxigênio dissolvido e volume de turbidez na água.

Como etapa final do projeto, iniciado no final de 2013, a Sanepar fez uma avaliação das ações realizadas para identificar o aproveitamento dos alunos, professores e da escola nesta parceria e buscar melhorias no projeto para o próximo ano. A gestora ambiental Marilúcia Cyrino Rodrigues disse que o encerramento das atividades junto com o Dia do Rio trouxe a discussão quanto à gestão da bacia hidrográfica e a necessidade de monitoramento de rios urbanos.

“Nesta data, cabe relembrar que grande parte da água destinada ao consumo humano provém dos rios, como é o caso de Francisco Beltrão. Assim, toda ação que aproxime as pessoas da reflexão e da mudança de atitude para com o uso dos recursos naturais, em especial á água, são benéficas para buscarmos soluções urgentes na busca da redução do quadro de degradação que muitos rios se encontram”, disse Marilúcia.

 

 

 

 

 

Galeria

  • Alunos analisam pela terceira vez a qualidade da água do Córrego Três Pioneiros
  • Córrego Três Pioneiros integra a bacia do Rio Marrecas, próximo ao Colégio Estadual Tancredo Neves, em Francisco Beltrão