Notícias

Artistas produzem obras sobre Museu da Sanepar

Artistas produzem obras sobre Museu do Saneamento em Curitiba

01/11/2016

Obras sobre o local poderão ser vistas em nova exposição, prevista para ocorrer em janeiro

Aquarela, pastel seco, lápis de cor, fotografia e outras técnicas foram utilizadas por um grupo de artistas, denominado “Croquis Urbanos Curitiba”, para retratar o Museu do Saneamento, na capital, neste último domingo (30). Como inspiração, o 190.º encontro dos “croquiseiros” utilizou os detalhes da arquitetura do prédio, do entorno e das peças do acervo para produzir obras que participarão de uma nova exposição no local. A previsão é de que elas possam ser vistas no aniversário de 54 anos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em 23 de janeiro de 2017.

No prédio onde fica o Museu do Saneamento, com influência do art-decó, funcionava a primeira Estação de Tratamento de Água Tarumã, inaugurada em 1945 e que abasteceu parte da capital até 2004, quando foi desativada. Hoje, a estrutura comporta, além do Museu, o Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS), com áreas administrativas, Sala dos Continentes, destinada a pesquisadores externos em intercâmbio, e o Laboratório de Protótipos, onde empregados e pesquisadores realizam parte dos testes de equipamentos, produtos e outros. A estrutura foi restaurada no período de 2010 a 2013 e tombada como Unidade de Interesse de Preservação pelo Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). O prédio, com entrada imponente, destacava-se do entorno vazio e ficava centralizado em um quarteirão inteiro.

O coordenador do grupo de artistas, José Marconi de Souza, conta que os croquiseiros têm interesse na arquitetura e na história da cidade. “É um dia especial quando somos recebidos pelo anfitrião porque nossa missão dos ‘Croquis Urbanos’ torna-se mais completa. Assim, conhecemos melhor o prédio, a história da instituição, a história da cidade”, diz.

Os artistas já retrataram, em outra data, o Reservatório São Francisco, tombado pelo patrimônio histórico estadual e também parte do sistema de abastecimento da Sanepar em Curitiba. Marconi diz que os artistas também têm interesse em fazer um encontro em Piraquara, onde a Sanepar mantém as estruturas do primeiro sistema de abastecimento do Estado, nos Mananciais da Serra.

No mesmo dia, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) abriu o espaço para visitação pública. “Esta é uma iniciativa para aproximar o Museu da sociedade e, em especial, de grupos como o dos ‘Croquis Urbanos’, que valorizam o aspecto cultural e de memória da cidade de Curitiba”, diz o coordenador do Museu do Saneamento, Junio Ferreira Lima.

O Museu preocupa-se com a evolução histórica do saneamento no Estado e seu acervo possui mais de 8 mil itens entre equipamentos, documentos, mobiliário, vestuário, veículos de transporte, fotografias, audiovisuais, mapas, plantas e projetos de engenharia e os mais variados tipos de objetos. O material vai de 1875 aos dias atuais. Interessados em realizar visitas guiadas podem escrever para o email visitas@sanepar.com.br

Galeria

  • Artistas produzem obras sobre Museu da Sanepar
  • Obras retrataram detalhes da arquitetura do prédio, do entorno e das peças do acervo
  • Exposição das obras sobre Museu do Saneamento prevista para 23 de janeiro