Notícias

Aterro de Cianorte desperta o interesse de Rio Branco do Sul

21/03/2011

O prefeito de Rio Branco do Sul, Emerson Santo Stresser, acompanhado por vereadores e secretários municipais visitou, nesta sexta-feira (18), o aterro sanitário de Cianorte, cuja gestão é feita pela Sanepar. Durante a visita técnica, coordenada pelo diretor Comercial da companhia, Antonio Carlos Salles Belinati, eles receberam informações sobre as questões jurídicas, administrativas e operacionais que envolvem a gestão dos resíduos sólidos na cidade.

Rio Branco do Sul ainda não conta com estrutura adequada de aterro sanitário. Atualmente, todo lixo produzido pela população, cerca de 25 toneladas por dia, é encaminhado para o “lixão”. Para o prefeito Emerson Santo Stresser, o modelo de gestão utilizado em Cianorte é o ideal para atender o município. “Temos interesse em levar para a nossa cidade este serviço, nos moldes do que é feito em Cianorte, que é um modelo para todo o país”, enfatizou Stresser.

Belinati informa que o sistema de gestão dos resíduos sólidos tem atraindo a atenção de prefeituras do Estado e do Brasil. “Estamos apresentando aos gestores públicos esta modalidade de serviços desenvolvida pela Sanepar e também a busca incessante por novas tecnologias. A Sanepar está capacitada para atender as prefeituras com aproveitamento ideal da gestão dos resíduos sólidos”, destaca.

Também participaram da visita o técnico de Meio Ambiente da prefeitura de Rolândia, Paulo Louvato, o gerente geral da Sanepar para a Região Noroeste, Paulo Rogério B. Battiston, o gerente de Novos Negócios, Sérgio Sant Ana e o gerente regional da empresa, Eduardo I. Kawassaki Júnior, além de assessores da diretoria.

Novos mercados - Uma das primeiras medidas da nova diretoria da empresa foi criar a Gerência de Resíduos Sólidos, como passo inicial para a empresa lançar-se em novos mercados. A Sanepar já trabalha na área desde 2002. Em Cianorte, a empresa faz a coleta e destinação final do lixo urbano; em Apucarana, é responsável pela gestão do aterro; para os municípios de Terra Boa e São Tomé, presta os serviços de destinação final dos resíduos sólidos urbanos.

Galeria