Notícias

Mahdiy e Taleb lembram das mensagens de não desperdiçar água e preservar a fauna marinha

Atividades recreativas fazem educação ambiental na praia

26/01/2019

Brincadeiras lúdicas são realizadas pela Sanepar em quatro pontos das praias de Matinhos e Caiobá

A Sanepar trouxe mais um serviço que chama a atenção dos veranistas em 2019: educação ambiental de forma lúdica. Uma equipe de recreação reúne famílias e diverte crianças, com mais de 10 brincadeiras e jogos que visam conscientizar sobre a importância de proteger a fauna marinha, de não poluir as praias e de fazer uso adequado da água potável. Nos primeiros 30 dias da Operação Verão, cerca de 18 mil pessoas participaram das atividades de recreação nas praias de Matinhos e Caiobá.

Tainá Reis Serafim, recreadora do projeto, afirma que todas as atividades lúdicas chamam a atenção para a conservação ambiental e o uso consciente da água. No basquete com balde, a bola simboliza uma gota de água que deve ser preservada. “Para cada grupo, fazemos uma atividade diferente”, diz. Depois das brincadeiras, os veranistas podem escolher entre dois brindes: uma bola ou uma garrafinha para água.

Os irmãos Mahdiy Jawad, de 7 anos, e Taleb Mortadah, de 11, são fãs das atividades recreativas. Sempre que a equipe está em frente ao Condomínio Pipeline eles fazem questão de participar. A brincadeira da mímica e a do balde e esponja são as preferidas de Mahdiy. Taleb diz que gostou da mímica, que utiliza cubos. Mais tímido, ele explica que a mais difícil foi a da imitação da ostra e que todas as atividades mostram a importância de preservar a natureza.

Outra atividade que está na ponta da língua das crianças é “quem sou eu”. Quando Tainá fala “sou um grande desperdiçador de água”, Tales responde imediatamente que é a torneira. Mahdiy diz que a mensagem mais forte é a de não desperdiçar a água e Taleb se lembrou de animais como a coruja que vivem na restinga e das tartarugas que vivem nas areias das praias.

A equipe de recreação da Sanepar tem atividades programadas em pontos da Praia Mansa, em frente ao Sesc, ao D’Vicz e em frente ao edifício Pipeline. Pela manhã, as atividades têm início às 10h e, à tarde, a partir das 16h. A barraca de recreação fica sempre anexo às duchas do Projeto Chuá, que são as duchas ecológicas à disposição dos veranistas. Além disso, a Sanepar desenvolve  projeto de praia acessível, com cadeiras anfíbias, e faz a coleta de lixo e higienização na areia das praias.

Galeria

  • Mahdiy e Taleb lembram das mensagens de não desperdiçar água e preservar a fauna marinha
  • Brincadeiras unem famílias e ensinam de forma lúdica
  • Brincadeiras unem famílias e ensinam de forma lúdica
  • Crianças aprendem se divertindo na praia