Notícias

Audiência pública em União da Vitória reafirma opção por serviços da Sanepar

01/02/2012

A Prefeitura Municipal de União da Vitória realizou na terça-feira (31) audiência pública para discutir a proposta do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que abrange os serviços de água e esgoto, limpeza pública e manejo de resíduos sólidos.

O PMSB apresentado na audiência teve como base uma minuta elaborada pela Prefeitura Municipal, com o apoio técnico da Sanepar. Para o prefeito Carlos Alberto Jung, a Sanepar tem reúne condições técnicas e materiais para oferecer serviços de qualidade em todas as áreas abrangidas pelo plano. “Estou convencido que os serviços de saneamento básico necessitam de uma empresa com estrutura exemplar para executá-los. Entendo que a questão da municipalização é assunto encerrado. União da Vitória necessita da Sanepar”, afirmou o prefeito de União da Vitória.

Já o secretário de Planejamento, Janar Rossoni Clivatti, lembrou a crise no abastecimento de água em Paranaguá, devido aos temporais ocorridos em 2011, e onde o saneamento está a cargo da iniciativa privada, para justificar a opção de União da Vitória pela Sanepar. “Num momento crítico da falta de água, a Sanepar socorreu a população de Paranaguá, demonstrando agilidade e competência no atendimento”.

INVESTIMENTOS - Os projetos e obras de saneamento básico em União da Vitória já estão em andamento. Atualmente, 100% da população é atendida com água tratada e de qualidade. Até 2014, 60% da população urbana será atingida pela rede de coleta e tratamento de esgoto.

A Sanepar investe no início de 2012 mais de R$ 3 milhões em União da Vitória e Porto União para a construção de um novo reservatório e cinco estações elevatórias, o que significará um aumento na reservação de água otimizando o abastecimento do sistema integrado. Para os próximos três anos estão assegurados outros R$ 24 milhões para a ampliação dos sistemas de distribuição de água e na coleta e tratamento de esgoto de União da Vitória.

No sistema de esgotamento sanitário, serão construídos 196.000 metros de rede coletora e 4.200 metros de coletores troncos, além de duas Estações de Tratamento de Esgoto, o que resultará em quase 9 mil novas ligações prediais, beneficiando 28 mil habitantes.

Os projetos e obras de saneamento básico em União da Vitória já estão em andamento

Atualmente, 100% da população é atendida com água tratada e de qualidade
 

Galeria