Notícias

Cadeiras anfíbias tornam mais acessíveis praias do Paraná

Cadeiras anfíbias tornam mais acessíveis praias do Paraná

05/01/2018

Projeto está sendo desenvolvido pelo segundo ano por meio de parceria entre Sanepar e SEDS

Norma achou coincidência o fato de ter chegado às areias da Praia Mansa, em Caiobá, e dar de cara com o projeto Praia Acessível. Isso porque esse verão está especial para ela e sua mãe, Benedita Barbosa Benedito, cuja mobilidade para caminhar foi prejudicada há cerca de dez anos, quando precisou fazer uma cirurgia no quadril. Esta é a segunda vez que Benedita encontra o mar nos seus 84 anos. Para ela, parece um sonho.

Sabe o que é sonhar? Agradeci a Deus por me dar essa chance, e foi muito gostoso”, disse Benedita, depois de voltar do segundo banho de mar que desfrutou neste verão. Ela, a filha Norma Maccarini e o restante da família chegaram a Matinhos nesta semana. Vindos de Cascavel, ficaram muito satisfeitos por Benedita também poder aproveitar a praia tanto quanto as outras pessoas.

Ela se sentiu realizada porque mesmo que a gente fosse levá-la até a água seria apenas na beiradinha, por conta do andador. Mas com a cadeira, ela pode ir até o fundo”, contou Norma. A filha elogiou ainda o trabalho dos que atenderam Benedita e que também são responsáveis pelo cuidado de outras pessoas com dificuldade de locomoção ou com deficiência que chegam às principais praias do Paraná.

O Praia Acessível disponibiliza cadeiras anfíbias para pessoas com dificuldade de lomocação ou deficiência nas principais praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Este é o segundo ano do projeto, desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em parceria com a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS). “Unimos esforços com o Governo do Estado para garantir que nossas praias sejam limpas e acessíveis a todos”, reforça o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

Segundo a coordenadora da Política da Pessoa com Deficiência do Paraná, Flavia Bandeira Cordeiro, o projeto Praia Acessível tem o objetivo de garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam usufruir do litoral paranaense em condições de igualdade com as demais pessoas, de maneira digna e segura. “Tivemos um bom resultado na temporada de 2017 e ampliamos o projeto para que mais veranistas tenham seu direito ao lazer assegurado”, afirmou.

As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 kg, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso. As equipes de atendimento receberam treinamento especializado da SEDS.

Nove cadeiras estão disponíveis até o fim da Operação Verão Paraná, no dia 18 de fevereiro. O uso é gratuito e pode ser feito todos os dias da semana, das 10h às 19h.

ENDEREÇOS DAS CADEIRAS ANFÍBIAS NAS PRAIAS

Matinhos
Casa do Camarão - Avenida Atlântica, 2010.
Pipeline – Avenida Atlântica, próximo ao número 1806 (entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada).
Praia Mansa – Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas).

Guaratuba
Pedras – Avenida Atlântica, próximo ao número 78 (entre a Rua Alois Cicatka e a Rua João Antônio Prosdócimo, próximo ao Kiosque Praia e Sol e o Hotel Vila Real).
Praia Central – Entre a Rua 29 de Março e Avenida Dr. João Cândido (Próximo o estacionamento de carros).
Praia de Caieiras – Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves).

Pontal do Paraná
Pontal do Sul – Rua dos Ipês (próximo a Avenida Mira-Mar, próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR e a Pousada da Su, próximo da guarita dos salva-vidas).
Praia de Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos salva-vidas).
Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste).

Galeria

  • Cadeiras anfíbias tornam mais acessíveis praias do Paraná
  • Cadeiras anfíbias tornam mais acessíveis praias do Paraná
  • Cadeiras anfíbias tornam mais acessíveis praias do Paraná
  • Cadeiras anfíbias tornam mais acessíveis praias do Paraná
  • Cadeiras anfíbias tornam mais acessíveis praias do Paraná