Notícias

Canal do rio Monjolo, em Foz do Iguaçu, passa por vistoria

28/04/2011

O grupo multidisciplinar, composto por representantes da Sanepar, Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Obras, do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, Vigilância Sanitária, 34º Batalhão de Infantaria Motorizada e de Universidades, identificou, nesta terça-feira (26), um alto grau de poluição no canal do Rio Monjolo, em Foz do Iguaçu. Nos cerca de 400 metros percorridos no canal subterrâneo foram encontrados 24 pontos irregulares de lançamento de esgotos.

A contaminação tem origem no despejo indevido de esgoto do comércio e residências em galerias de águas pluviais ou diretamente no canal do rio, causando a poluição. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Rodrigo Becker, a partir da identificação destas irregularidades, a Sanepar vai apoiar todas as ações determinadas pelo grupo e os técnicos da empresa irão, de imediato, elaborar um plano de ação para inibir as irregularidades. “A Sanepar vai atuar na identificação dos imóveis que estão lançando irregularmente o esgoto doméstico e repassará aos órgãos fiscalizadores para que atuem na notificação dos responsáveis pela poluição”, informa.

Por sugestão do vereador Carlos Budel, que convocou a inspeção, será formado um Comitê Gestor para programar as ações de recuperação do rio Monjolo. Budel diz que o Rio Monjolo sofre com problemas de poluição devido a ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial. “O mau cheiro é insuportável e agora, identificamos que há, sim, despejo de esgoto por meio de ligações clandestinas feitas nas galerias de águas pluviais”, denuncia.

O comitê terá a participação da sociedade civil organizada, ficará responsável por planejar, organizar atividades, e, ainda, mobilizar a sociedade para a necessidade do uso correto da rede coletora de esgoto e das galerias de águas pluviais. Na próxima semana o grupo vai se reunir para programar as atividades que serão desenvolvidas para a recuperação do rio.

RIO - O Rio Monjolo é um afluente do Rio Paraná e possui um trecho de 3.600 metros canalizados que atravessa o centro de Foz do Iguaçu. Esta é a segunda vistoria realizada para inibir a prática de ligações irregulares de esgoto. Em 2008 a Sanepar já realizou trabalho de vistoria e conscientização da importância da despoluição do rio.


Inspeção encontra 24 pontos de lançamentos irregulares

Galeria