Notícias

Captações no Parque Saint-Hilaire estão bem preservadas

11/03/2011

Técnicos da Sanepar e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) concluíram ontem (10) a vistoria nas captações de água localizadas no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange e constataram que todas as unidades estão muito bem preservadas e que oferecem água de excelente qualidade.

As captações – seis delas foram construídas em 1973 - estão inseridas no meio da Mata Atlântica, a uma distância de até 5 km da Estação de Tratamento de Água (ETA) Matinhos. As unidades de captação são: Indaial I e II, Sertãozinho I e II e Tabuleiro I e II e Cambará.

As captações são pequenos reservatórios construídos nos rios que nascem no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. Para garantir o fornecimento ininterrupto de água, os reservatórios e tubulações devem passar por vistorias e manutenções constantes. Para executar este trabalho, os empregados da Sanepar precisam entrar no Parque e, eventualmente, realizar a roçada da vegetação e obras de pequeno porte.

Por sugestão dos técnicos do ICMBio, a Sanepar deverá elaborar projetos de pequenas adequações dos acessos – para facilitar o trabalho de manutenção - e propostas de manutenção, que serão analisados pela administração do Parque para emissão da Autorização Ambiental.

O Parque – O Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange é uma Unidade de Conservação Federal, localizada entre os municípios de Matinhos, Morretes, Guaratuba e Paranaguá. O Parque foi criado em 2001, com o objetivo de proteger a Mata Atlântica e os mananciais hídricos da Serra da Prata, que abastecem a população do litoral. A preservação da floresta também objetiva garantir a estabilidade das encostas.

No Parque são encontradas espécies ameaçadas como a canela preta, palmito e xaxim. Na fauna destacam-se a onça pintada e a onça parda, anta, porcos do mato; jacutinga, macuco, tucano de bico verde e as saíras.

A gestão da área é feita pelo ICMBio, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. A participação popular na gestão do parque se dá por meio do Conselho Consultivo.

Galeria