Notícias

‘Casa verde’ está projetada em três módulos - Floresta, Água e Terra - independentes, mas integrados entre si

Centro de Educação Ambiental terá sede autossustentável

03/07/2013

‘Casa verde’, desenvolvida pela UTFPR, deve ser concluída no ano que vem. Estão previstas outras unidades em cidades do Paraná

Os diretores da Sanepar receberam o projeto final do novo Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM), a ser construído na Serra do Mar, às margens da Barragem Piraquara I. Elaborado pelo Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o projeto da nova sede está apoiado no conceito da sustentabilidade. Este projeto conta com a parceria do Rotary Internacional, que fornecerá a infraestrutura interna de todas as unidades.

“Pretendemos construir unidades semelhantes nas demais cidades que sediam as Gerências Gerais da empresa - Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel”, diz o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Péricles Weber, que recebeu o projeto junto com o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone. A construção da primeira casa autossustentável, no município de Piraquara, deve ser concluída no primeiro semestre de 2014. A licitação para contratar a execução da obra deve ser aberta nas próximos meses.

A ‘casa verde’ está projetada em três módulos - Floresta, Água e Terra - independentes, mas integrados entre si. Cada módulo possui técnica construtiva diferenciada e sustentável, tornando o prédio em si um exemplo de educação ambiental.

Como será – Entre as características diferenciadas do projeto estão o desempenho térmico e acústico e a eficiência energética. As tecnologias sustentáveis previstas incluem o tratamento de esgoto por zona de raízes (sistema alternativo que trata o esgoto por meio de plantas), já que a região dos Mananciais da Serra não é atendida por rede coletora. Painéis fotovoltaicos e solares serão usados para geração de energia e aquecimento da água. O projeto inclui ainda tijolos de solo-cimento, material alternativo e de baixo custo, telhas produzidas com raspas de pasta de dente, tinta mineral, além de sistema de coleta de água da chuva. O projeto oferece, ainda, várias opções de montagem, de acordo com a necessidade de cada local de implantação.

O Módulo Floresta representa a Mata Atlântica e a biodiversidade da região. A parede verde refrigera o bloco da escada e o integra ao meio ambiente local. Este espaço é destinado às exposições e às atividades administrativas. O Módulo Água – instalado no centro da construção – está associado à prospecção, tratamento e distribuição de água, uma das principais atividades da Sanepar. Painéis de vidro, que permitem ver a paisagem através do prédio, remetem às bolhas da água em movimento. Foi projetado para abrigar o centro de recepção aos visitantes e também para ser utilizado como local de convívio. O Módulo Terra representa a terra fértil que sustenta a floresta e abriga os recursos hídricos. Neste espaço multifuncional serão realizadas as atividades lúdicas e pedagógicas.

Também participaram da cerimônia de entrega do projeto, que ocorreu no dia 28 de junho, os diretores de Operações, Comercial, Investimentos, Jurídico, Relações com Investidores, respectivamente, Paulo Alberto Dedavid, Antonio Carlos Belinati, João Martinho Cleto Reis Junior, Jurídico, Flávio Slivinski e Francisco César Farah, e a phd em designer, Libia Patricia Peralta Agudelo, e a arquiteta Marina Rodrigues Fernandes Oliveira, e ainda a gerente da Unidade de Educação Ambiental, Lílian Pérsia Tavares.

 

 

Galeria

  • ‘Casa verde’ está projetada em três módulos - Floresta, Água e Terra - independentes, mas integrados entre si
  • Péricles (e), presidente Fernando Ghignone, a designer Libia Agudelo e a arquiteta Marina Oliveira, assinam termo de entrega