Notícias

Chopinzinho recebe mais 8 mil metros de rede coletora de esgoto

05/09/2011

Mais 370 famílias de Chopinzinho terão acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto. Para viabilizar o empreendimento, nova parceria foi assinada por representantes da Sanepar e do município, localizado no Sudoeste do Estado.

A Sanepar vai investir R$ 529.264,51, de recursos próprios, para construir oito mil metros de rede coletora de esgoto. Serão beneficiadas cerca de 1.500 pessoas. As obras serão iniciadas neste semestre e vão atender os bairros São Sebastião, Frei Vito e Nossa Senhora Aparecida.

A Sanepar tem como meta disponibilizar a rede coletora de esgoto para 72% dos moradores das áreas urbanas dos 345 municípios atendidos pela empresa. “Com o término desta obra, Chopinzinho estará bem próximo deste índice,”, afirma o diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior. Ele também informa que a Sanepar pleiteou, recentemente, ao governo federal, recursos para projetos de saneamento para 99 pequenos municípios.

Crescimento

Pesquisa recente do Instituto Trata Brasil mostrou que além de todos os benefícios sociais e ambientais, o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto também influencia a economia dos municípios, podendo valorizar o imóvel em até 18%.

De acordo com a secretária de Planejamento de Chopinzinho, Tânia Maria Fiorentin, de 2009 para 2010 houve um aumento de 48% no número de alvarás para construção liberados pela Prefeitura Municipal. Neste período, 432 novos lotes foram aprovados, e a previsão é de que este número continue aumentando.

Para atender esse crescimento, o trabalho conjunto da Sanepar e da Prefeitura possibilitou a construção de mais de 24 mil metros de rede de esgoto e 1,6 mil metros de interceptor, ao longo dos últimos seis anos.

Dona Irene do Rosário Nogueira Benjamin, que há 35 anos mora no município é uma das beneficiadas com as obras. Há um ano ela adquiriu sua casa própria no bairro Caramuru, e há pouco mais de seis meses conta com o serviço de coleta e tratamento do esgoto. “Antes tinha fossa no meu terreno e os vizinhos também. Em muitos dias o esgoto da casa do lado ficava empossado no meu lote, juntando insetos e outros bichos. Agora nem mosquito tem mais, uma mudança sem tamanho,” garante ela.
 


 

Galeria