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Cliente deve ficar atento para conter vazamentos dentro do imóvel

25/10/2016

Eles podem ocorrer em qualquer ponto da tubulação; os mais comuns são torneiras pingando e válvulas de descarga que não travam

Os vazamentos são os grandes vilões no combate ao desperdício de água. Somente na região de Foz do Iguaçu, desde janeiro, os consumidores da Sanepar relataram mais de cinco mil casos de vazamentos nas instalações internas das residências. Na rede pública, a Sanepar localizou e executou cerca de três mil consertos.

A responsabilidade por identificar e consertar possíveis vazamentos nos imóveis é do morador. Para identificar vazamentos é só ficar de olho na conta de água. Basta acompanhar mensalmente quantos metros cúbicos foram consumidos até o dia da leitura. Cada metro cúbico equivale a 1.000 litros de água. Se houver alteração significativa, é provável que exista vazamento.

“Quando a diferença de consumo é muito significativa de um mês para o outro, o próprio sistema da Sanepar informa o consumidor. A fatura fica retida para análise e o morador do imóvel recebe um comunicado para verificar se há vazamento”, informa o gerente regional Nilton Perez.

Os vazamentos podem ocorrer em qualquer ponto da tubulação. Os mais comuns são torneiras pingando, válvulas de descarga que não travam, tubulações rachadas e na boia da caixa de água. Há também os vazamentos ocultos, que muitas vezes exigem os serviços de encanador para fazer o conserto o mais rápido possível. Este serviço deve ser providenciado e pago pelo cliente.

Caso o consumidor suspeite de vazamento no imóvel, ou queira controlar o consumo, basta ler diariamente os números pretos do hidrômetro (ignorar os vermelhos). A partir do segundo dia, basta fazer uma conta simples: diminuir o último número do anterior. A diferença é o total de metros cúbicos consumido no período entre as duas medições.

REDE PÚBLICA – Assim como ocorre dentro dos imóveis, também podem ocorrer vazamentos na rede pública. Nos primeiros nove meses deste ano, a Sanepar em Foz do Iguaçu realizou, aproximadamente, três mil consertos. Como nas residências, as causas podem ser diversas. “O desgaste nas conexões são os casos mais comuns”, informa o gerente.

AJUDA IMPORTANTE – Quando o cliente identificar vazamento de água na rua, a primeira coisa a ser feita é informar a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115. Uma equipe será deslocada para o local indicado e realizará o conserto. Isso ajuda a Companhia a combater as perdas de água.

Para conhecer melhor as informações quanto à ligação de água, o cliente pode acessar, pelo site da Sanepar (www.sanepar.com.br), as orientações do Guia do Cliente.

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