Notícias

Luiz Henrique Garcia diz que houve aumento na quantidade e qualidade do material recebido pela associação

Coleta de resíduos em Cianorte tem a aprovação dos moradores

14/10/2013

Associados que coletam lixo reciclável também estão satisfeitos: aumentou a qualidade e a quantidade do material

A população de Cianorte pode contar com um serviço de coleta de lixo de qualidade. Este é o resultado do trabalho da Sanepar, a Companhia de Saneamento do Paraná, que também atua na área de gestão de resíduos sólidos na cidade, além dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. A avaliação positiva da população é resultado de melhorias que vêm sendo feitas pela Sanepar, como a substituição da frota, ampliação da capacidade dos caminhões que coletam os resíduos orgânicos, veículos que também contam com novas prensas e com um sistema de vedação que evita vazamentos nas ruas durante a coleta. Os cuidados acontecem ainda com a lavagem geral feita após a descarga no Aterro Sanitário.

Temos procurado melhorar o serviço todos os dias, buscando alternativas que possam atender as necessidades da população de Cianorte”, afirma o gestor de resíduos sólidos urbanos do Aterro Sanitário, José Roberto Gomes da Rocha. Ele também destacou os investimentos realizados na capacitação e valorização dos coletores de resíduos, profissionais fundamentais para um bom trabalho de coleta nos bairros da cidade.

A população de Cianorte aprova o serviço. A dona de casa Rosimeire da Silva, moradora do conjunto Ovídio Luiz Franzoni, conta que antes o lixo ficava na frente da casa, pois nunca sabia o dia certo da coleta e nem se o caminhão iria passar. “Agora o serviço melhorou bastante. Não fica mais lixo na frente de casa e nem acumulado nas esquinas. Isso evita o mau cheiro e a ação dos cachorros, que acabavam rasgando as sacolas e sujando as ruas”, conta.

O comerciante da Zona 7, Daniel Bersani, também enfrentava problemas com a coleta do lixo. “Tinha que ligar para avisar que o lixo da minha panificadora não havia sido coletado. Agora, quando me esqueço de colocar o lixo os coletores chegam até a perguntar se naquele dia não tenho resíduos para coleta. Para mim melhorou 100%”, comemora.

Terezinha Maria Cavalcanti, moradora da Zona 4, conta que costumava reclamar bastante devido às deficiências no serviço de coleta. “Como minha rua não é asfaltada, em dias de chuva o caminhão de coleta não passava e o lixo acumulava. Felizmente isso não acontece mais. Agora eles passam aqui no meu bairro três vezes por semana, chova ou faça sol”, relata.

COLETA RECICLÁVEL – Outro importante segmento da população que também ganhou com as melhorias implementadas pela Sanepar nos serviços de coleta foi o dos associados da Associação Assistencial dos Agentes Ambientais da Reciclagem de Cianorte. A instituição recebe todo o lixo reciclável coletado na cidade, é responsável pela triagem e comercialização dos materiais.

Segundo o presidente da associação, Luiz Henrique Garcia, houve aumento na quantidade e qualidade do material recebido, saltando de 61 toneladas, em média, para 72 toneladas neste último mês. “O mais importante não foi apenas o acréscimo na quantidade dos resíduos recicláveis, mas também na sua qualidade, pois com isto aumentamos o ganho dos associados e devolvemos muito menos lixo que não tem como aproveitarmos como reciclável para o aterro”, explica Garcia.

 

Galeria

  • Luiz Henrique Garcia diz que houve aumento na quantidade e qualidade do material recebido pela associação
  • Daniel Bersani, comerciante da Zona 7, também está satisfeito com a coleta do lixo
  • Terezinha Maria Cavalcanti conta que antes, em dias de chuva, o caminhão de coleta não passava e o lixo acumulava
  • Para a dona de casa Rosimeire da Silva, moradora do conjunto Ovídio Luiz Franzoni, o serviço melhorou bastante
  • Frota de caminhões foi renovada e a capacidade de coleta dos resíduos orgânicos foi ampliada
  • Coleta de lixo reciclável aumentou de 61 para 72 toneladas por mês