Notícias

s engenheiros Gustavo do Amaral, Mário Hanaoka e o secretário Frederico Pimpão na reunião de início das obras de Pato Branco

Começam as obras de ampliação do sistema de Pato Branco

19/06/2017

Os investimentos fazem parte do projeto global de ampliação e vão garantir abastecimento com água tratada à população nos próximos 30 anos

O Sistema de Abastecimento de Água de Pato Branco será ampliado. Nesta semana, começa mais uma etapa das obras que vai aumentar em 120% a capacidade de produção de água tratada e em 3,5 milhões de litros o volume de água armazenada em Pato Branco. Em reunião com a empresa Acma Construções Civis Ltda, na tarde desta segunda-feira (19) foram definidos os detalhes técnicos, o cronograma e as etapas de realização desse lote de obras.

O gerente da área de projetos e obras, Mário Kiyoshi Hanaoka, fez a apresentação do empreendimento global para o sistema de abastecimento que vai garantir o atendimento com água tratada à população de Pato Branco pelos próximos 30 anos. Durante a reunião também foi apresentado que obras serão executadas nessa etapa. A estação de tratamento de água terá mais um módulo. A capacidade da unidade de tratamento vai passar dos atuais 120 para 265 litros de água por segundo. O módulo projetado é composto por floculador, decantadores, filtros, tanques para aplicação de produtos químicos e estação de tratamento do lodo resultante no processo de tratamento da água.

A capacidade de armazenamento de água do sistema de Pato Branco também será aumentada. Nessa fase, serão construídos mais dois reservatórios de água com capacidade de 3,5 milhões de litros. Um deles será construído na Rua General Osório, para atender à população da zona Sul da cidade. O outro será instalado na Rua Itabira, próximo à estação de tratamento. Para interligar as duas unidades de armazenamento de água ao sistema existente serão assentados 426 metros de redes de distribuição de água.

O custo dessa etapa das obras será de R$ 8,7 milhões. A empresa contratada tem o prazo de um ano para concluir o empreendimento. Na reunião desta segunda-feira, ficou definido que as obras começarão prioritariamente nos dois reservatórios. O objetivo é reduzir os impactos de eventuais paradas no abastecimento ou de falhas dos equipamentos.

OUTROS INVESTIMENTOS – Nos próximos anos serão feitos novos investimentos no abastecimento da cidade. Ao todo serão aplicados R$ 32,5 milhões na ampliação de toda a estrutura de produção, tratamento e distribuição de água da cidade. Recentemente foram entregues as obras de reparos e melhorias da estação de tratamento de água e da ampliação do laboratório de análises da água. A Sanepar já adquiriu também 8 km de tubulação em ferro dúctil, com 400 milímetros de diâmetro, e 4.656 metros, em ferro dúctil com 450 milímetros. O material está depositado numa área do município ao lado do Estádio dos Pioneiros, onde ficam os veículos do transporte escolar.

A reunião contou ainda com a presença do secretário municipal de Engenharia e Obras de Pato Branco, Frederico Demario Pimpão, do engenheiro da Acma, Gustavo Maximo do Amaral, de engenheiros e técnicos das áreas operacionais, eletromecânica e de obras da Sanepar.

Galeria

  • s engenheiros Gustavo do Amaral, Mário Hanaoka e o secretário Frederico Pimpão na reunião de início das obras de Pato Branco
  • Sanepar e empresa contratada definem cronograma, metodologia e cronograma das obras