Notícias

Companhia conclui obra em Foz do Iguaçu um ano antes do prazo

24/10/2011

As obras de ampliação da rede coletora de esgoto na região de Três Lagoas, em Foz do Iguaçu, estão praticamente concluídas. Com mais de 95% dos 37.200 metros de tubulação assentados, os moradores já estão sendo autorizados a conectar o esgoto doméstico na rede pública. Todo o esgoto coletado nos bairros será transportado até a Estação de Tratamento de Esgoto Três Lagoas, onde o efluente será tratado.

A obra começou em agosto de 2010 e será entregue um ano antes do prazo previsto. Já foram executadas mais de 2 mil ligações em sete bairros da região. Os agentes ambientais contratados pela empresa estão visitando os imóveis para vistoriar as ligações executadas pelos moradores.

A dona de casa Thais Regina de Abreu, moradora do Jardim Tibagi, já conectou a rede de esgoto de sua residência à rede coletora pública. Os agentes fizeram a vistoria e aprovaram a ligação. Ela diz que está contente com a implantação da rede de esgoto. “Antes o cheiro era muito ruim. Espero que agora melhore bastante”.

Lucia Correia, dona de uma mercearia no bairro, conta que mora no Jardim Santa Rita há mais de 15 anos e que antes a tubulação do esgoto da casa dela tinha que passar pela casa do vizinho. Ela nem sabia direito para onde o esgoto era levado, mas acha que ia direto para o rio. “Agora vai ficar tudo certinho. Na minha casa o encanador teve que refazer o serviço para ficar de acordo com o que a Sanepar pediu”, comenta.

Orientação – Somente podem ser ligados na rede os resíduos de esgoto doméstico provenientes de banheiros, cozinha e lavanderia. A tubulação da água de chuva deve ser ligada à rede de galeria de água pluvial. Para orientar a população sobre a forma correta de fazer a conexão, durante a execução da obra a Sanepar promoveu reuniões com a comunidade e agentes socioambientais percorreram os bairros para explicar os benefícios da rede de esgoto.

A Sanepar lembra aos usuários que a ligação das residências até a rede de esgoto da empresa é de responsabilidade do morador do imóvel. As dúvidas sobre como executar a ligação podem ser sanadas pelo telefone 115 ou nos escritórios de atendimento ao público. Nos escritórios, o usuário também encontra folhetos explicativos sobre o modo correto de fazer a conexão da tubulação de esgoto residencial à rede da empresa. Caso o usuário não faça a ligação ou a faça de forma incorreta, estará sujeito à fiscalização da Sanepar e da Vigilância Sanitária.

Dona Lucia diz que o bairro vai melhorar com a implantação da rede de esgoto

Moradores já estão fazendo a ligação de esgoto

Agentes socioambientais fazem a vistoria na casa de Thais Regina de Abreu

Galeria