Notícias

Companhia conquista três novos Prêmios de Qualidade

28/10/2011

A Sanepar conquistou três novos Prêmios Nacionais de Qualidade em Saneamento – PNQS 2011, com as Unidades Regionais de Cornélio Procópio, Umuarama e Francisco Beltrão. O anúncio foi recebido no início da noite de ontem pelo presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, por meio de correspondência da Coordenação Nacional da Qualidade e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), criadora da premiação, que é o mais importante reconhecimento da excelência de gestão no setor de saneamento das Américas.

As Unidades de Cornélio Procópio, no Norte do Estado, e de Umuarama, no Noroeste, conquistaram o Nível I do Troféu Bronze. A Unidade de Francisco Beltrão, no Sudoeste, o Nível II do Troféu Prata. A Unidade de Telêmaco Borba obteve o Certificado de Distinção. Com os três troféus, a Sanepar soma 26 premiações nacionais de qualidade desde 1997. “Esta premiação significa o compromisso da Sanepar com a qualidade de vida da população do Paraná. Estamos trilhando o caminho da excelência e da universalização do saneamento ambiental”, disse o presidente Fernando Ghignone.

A cerimônia de premiação será no dia 29 de novembro em Maceió (AL), durante seminário de benchmark, em que as empresas vencedoras apresentarão suas práticas de qualidade. O troféu Quíron, figura da mitologia grega, representa a preocupação com a consciência ecológica e a saúde pública. Além do troféu, a principal liderança de cada unidade premiada irá participar em dezembro de uma viagem de missão de estudos à Holanda, onde haverá visitas técnicas a unidades de saneamento naquele país.

Cultura da qualidade – A coordenadora da Qualidade da Sanepar, Maria Ângela Sargaço, que acompanhou o processo de inscrição e avaliação das unidades candidatas, afirma que a participação no PNQS muda a cultura da organização em todos os sentidos. “Muda o comportamento, aumenta o comprometimento e a preocupação de cada um em fazer o que é certo e buscar as melhorias. As pessoas entram na cultura da busca pela excelência, não só para a empresa mas para todos. Isso não acontece em uma semana ou em um mês, é um processo lento e gradual e que dá resultados”.

O gerente regional de Cornélio Procópio, Bráulio Lozano Leonel, ressalta que a grande vantagem de participar do PNQS é ter a oportunidade de seguir uma metodologia que oferece critérios de excelência que norteiam a gestão da Unidade. “Foi um grande incentivo porque despertou nas pessoas um sentimento de grupo e uma vontade de buscar a excelência, e isso nos dá muita satisfação”, destacou. Cornélio foi a primeira Unidade da Sanepar a ser premiada pelo PNQS, em 1997.

Para o gerente regional de Umuarama, Eduardo Kawassaki, a premiação mantém a Sanepar como referência no saneamento. “O PNQS é a certeza que estamos prestando um serviço de excelência para as 370 mil pessoas que residem nos 28 municípios atendidos pela regional de Umuarama”, disse.

A Unidade Regional de Francisco Beltrão já havia conquistado, em 2010, o Nível I, do Troféu Bronze, o que a capacitou a concorrer no Nível II. “A Unidade é referência na gestão e controle das perdas na produção e distribuição de água e também na operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Marrecas. O prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado desde a criação da Unidade, em 2004 e fruto do comprometimento da equipe com a qualidade. Quem ganha é a população”, comemora o gerente regional de Francisco Beltrão, Celço Arisi. A Unidade de Francisco Beltrão atende 24 municípios e 32 sistemas.

Histórico Sanepar


 

Galeria