Notícias

Companhia inicia reparo estrutural de tubulação próxima ao Lago Igapó

24/10/2011

Desde a manhã desta segunda-feira (24), equipes da Sanepar estão trabalhando no reforço da estrutura que sustenta a rede de esgoto em frente à barragem do Lago Igapó, em Londrina. Em seguida, será feito o alinhamento de cerca de 70 metros da rede.

A rede foi desestabilizada pela chuva do final de semana passada, que provocou o transbordamento de água do Lago Igapó sobre a Rua Almeida Garret. Parte do asfalto, calçada e terra foram arrastados, abalando os alicerces da estrutura de sustentação da tubulação, que permaneceu intacta.

A tubulação é responsável pelo transporte do esgoto da região do Jardim Mediterrâneo até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul. Para evitar vazamento de esgoto, caso a tubulação seja rompida durante a execução do serviço, a Sanepar está coletando o esgoto com caminhões autofossas. A coleta está sendo feita em um poço de visita instalado nas proximidades.

Nivelamento - Para fazer o nivelamento, dois caminhões-guincho içaram a tubulação para ser escorada com estrutura metálica e de madeira. Depois, será feito o reforço da base com concreto. A previsão é que demore cerca de 20 dias para a secagem completa do concreto, condição essencial para a prefeitura refazer o aterramento e asfalto do local.

Durante o dia de hoje, foi preciso interditar o tráfego de veículos da Rua Almeida Garret por causa dos caminhões. A previsão é que a partir de amanhã, o serviço terá continuidade sem precisar interditar o trânsito. O gerente geral da Região Nordeste, Paulo Kishima, a gerente Regional Londrina/Cambé, Mara Kalinowski, e o coordenador de Redes, Luiz Henrique Fujisao, vistoriaram a obra.

Equipe da Sanepar: Paulo Kishima, Mara Kalinowski, Sérgio Sambati e Luiz Fujisao

Dois guinchos foram necessários para içar a tubulação de esgoto

Galeria