Notícias

Companhia se reúne com prefeitos da Região Oeste

28/03/2011

Os prefeitos de Catanduvas e de Guaíra estiveram reunidos com os representantes da Sanepar da Região Oeste para discutir a prorrogação dos contratos e conhecer as mudanças implementadas recentemente na empresa.

O gerente geral da Sanepar para as regiões Oeste e Sudoeste, Renato Mayer Bueno, falou da nova estrutura da empresa, que vai agilizar as decisões regionais; facilitar a comunicação entre a empresa, seus empregados e os municípios, e criar as condições para respostas mais rápidas para a comunidade e para o poder concedente.

O prefeito de Catanduvas, Aldoir Bernardi, apresentou a necessidade de prorrogar o prazo de validade do contrato de concessão dos serviços de saneamento básico até o final do ano. Neste período, o município pretende elaborar e aprovar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Os esclarecimentos foram feitos junto à gerente da Unidade Regional de Cascavel (URCA), Marisa Rohde, e o secretário de Planejamento e Finanças, Oladir Ribeiro da Silva.

Da reunião em Guaíra participaram o prefeito Manoel Kuba, o procurador jurídico, Marcos Aurélio Comunello e o engenheiro responsável pela Comissão de Despesas, Franz Jambersi. Da Sanepar estavam presentes, além do gerente Renato Mayer Bueno, os gerentes da Unidade Regional de Toledo, Fábio Leal Oliveira, e da Unidade de Projetos e Obras Sudoeste, Mário Kiyoshi Hanaoka.

O contrato de concessão de Guaíra vence em 31 de março e, a exemplo de Catanduvas, será necessário ampliar a vigência do contrato para que não haja interrupção nas obras. O sistema de abastecimento da cidade precisa ser ampliado para evitar falta de água nas regiões do Parque São Domingos e Parque Anhembi, que estão no limite da capacidade produtiva. A empresa terá de interligar um novo poço, já perfurado e com capacidade para produzir 130 mil litros por hora. A nova fonte de captação representa um aumento de 40% na produção de água.

A Sanepar precisa, ainda, instalar duas elevatórias de esgoto para atender o Jardim Santa Paula e o Jardim Guaíra. O gerente Mário Hanaoka explicou que, para a obra, a Sanepar está elaborando o projeto estrutural para implantação dessas unidades.

Para atender a legislação, os municípios cujas concessões dos serviços de saneamento básico tenham vencido a partir de 2005 precisam elaborar o seu Plano Municipal de Saneamento Básico para definir metas e projetar os investimentos em abastecimento público, esgoto sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.

Gerente Renato Bueno e prefeito de Guaíra Manoel Kuba

Galeria