Notícias

Companhia vistoria mais de 5 mil ligações de esgoto em Foz

01/03/2012

A Sanepar vai vistoriar até o final deste ano mais cinco mil residências que possuem acesso à rede coletora de esgoto em Foz do Iguaçu. O trabalho será realizado na região Sul da cidade. O objetivo é melhorar as condições ambientais, por meio da identificação das irregularidades nas ligações domiciliares de esgoto e orientação aos moradores sobre o que pode ou não ser lançado na rede coletora.

Nos bairros Sohab e Proflurb, onde há rede coletora instalada, as vistorias já foram iniciadas. A empresa tem recebido denúncias de despejo de esgoto em rios, córregos e galerias pluviais. Estes lançamentos são feitos em imóveis cujas ligações do esgoto doméstico têm algum tipo de irregularidade. “Vamos, mais uma vez, orientar a população e contribuir para a despoluição dos rios. O trabalho busca preservar a saúde da população, já que as águas poluídas são fontes de várias enfermidades”, explica o gerente regional da Sanepar Rodrigo Becker.

A residência da dona de casa Vanilda Barbosa dos Santos foi um dos imóveis vistoriados no bairro Sohab. Ela avalia que a ação é muito importante. “Eu não sabia que não podia ligar a água da chuva na rede. Foi bom o pessoal passar aqui e explicar”.

Para realizar a vistoria, técnicos da empresa contratada pela Sanepar realizam testes com corantes em cada peça hidrosanitária (banheiros, pias, ralos, vasos sanitários, piscinas, etc). Também é feita a verificação das instalações e destinação da água da chuva. Caso seja identificada alguma irregularidade o morador será notificado para que faça as alterações necessárias num período de 30 dias. Após este prazo, se a irregularidade não for corrigida, é realizada outra verificação, mas desta vez com a presença da Vigilância Sanitária, que poderá autuar o proprietário do imóvel. Os empregados que fazem este serviço trabalham uniformizados e identificados com crachás.

Balanço 2011 – No ano passado, as vistorias foram concentradas no Centro da cidade e na região da Vila A de Itaipu. Entre os meses de fevereiro e dezembro de 2011 foram realizadas 4.478 vistorias, sendo 1.300 na região central da cidade. De todos os imóveis visitados no ano passado 20% já estão regulares. Os demais serão vistoriados este ano com o acompanhamento da Vigilância Sanitária.

Corante é aplicado para ver se o esgoto está ligado corretamente

Galeria