Notícias

Comunidade acompanha obras que beneficiam 11 mil pessoas em Foz

19/04/2012

Ainda nesta semana, será iniciada a segunda etapa das obras de ampliação do sistema de esgoto da Vila C em Foz do Iguaçu. Nesta fase, a Sanepar fará o assentamento da rede coletora e a implantação das ligações de esgoto em mais de 2,7 mil residências no bairro. Os detalhes do empreendimento e a política tarifária da empresa foram apresentados aos líderes comunitários que, agora, vão disseminar as informações para os demais beneficiados pelas obras.

Participaram da reunião diretores de colégios e creches, representantes da Itaipu Binacional, Refúgio Biológico, Vigilância Sanitária e Polícia Ambiental, além de outros setores que representam a comunidade. Estes líderes integram o grupo gestor que irá acompanhar a execução da obra.

A participação do grupo é fundamental para a organização e andamento das obras, além de contribuir com informações e sanar dúvidas da população local. “As pessoas que atuam neste grupo são o elo entre a comunidade e a Sanepar, auxiliando em todas as questões que envolvem uma obra deste porte”, adianta o gerente regional Rodrigo Becker.

Conscientização - O grupo gestor também vai auxiliar na conscientização da população sobre a importância da implantação da rede coletora de esgoto. De acordo com a assistente social da Sanepar, Edvane Oliveira dos Santos o grupo gestor acompanhará os trabalhos da equipes de agentes ambientais contratados pela Sanepar que farão várias visitas aos moradores para explicar a importância da ligação correta de esgoto e as implicações da obra.

A nova fase de ampliação da rede coletora de esgoto da Vila C compreende o assentamento de mais de 35 quilômetros de rede coletora, além da execução de 2.717 ligações, o que vai beneficiar cerca de 11 mil moradores da região. Para este empreendimento estão sendo investidos cerca de R$ 6,28 milhões.

Na primeira fase da obra foram assentados 4,7 quilômetros de interceptores – tubulações responsáveis pelo transporte do esgoto até as estações de tratamento - e construída a estação elevatória de esgoto, que também é responsável pelo transbordo do efluente doméstico.

Galeria