Notícias

Comunidade Rural de São Mateus do Sul passa a ter água tratada

17/05/2016

Parceria entre Sanepar, Prefeitura e comunidade garante abastecimento para moradores do Turvo de Baixo

As 100 famílias que vivem em Turvo de Baixo, no município de São Mateus do Sul, agora contam com água tratada. A solenidade realizada na sexta-feira (13), marcou a entrega das obras de implantação do sistema de abastecimento rural na comunidade.

A construção do sistema foi executada em parceria entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul e a comunidade. No total, foram investidos cerca de R$134 mil. O gerente de Pequenas Comunidades da Sanepar Igor Rush destacou a participação da Sanepar na viabilização do sistema. “A Sanepar forneceu materiais hidráulicos, equipamentos e serviços eletromecânicos. A Companhia também prestou as orientações para organização da comunidade, de forma que possa operar o sistema de abastecimento”, disse.

O gerente geral da Sanepar da Região Sudeste Antonio Carlos Gerardi ressaltou o trabalho da Companhia em expandir o acesso à água tratada. “Isso demonstra a preocupação do governo do Estado, através da Sanepar, em levar água tratada às comunidades rurais e através desse processo melhorar a qualidade de vida, a saúde e dar conforto às famílias, ao receber a água em suas em suas casas”.

Para o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, as obras em Turvo de Baixo são um exemplo do desenvolvimento do município. “Se precisamos investir em saúde, o primeiro passo é trazer água de qualidade à população. Meu agradecimento à Sanepar, que tem feito grandes investimentos no município, tanto em água quanto em esgoto. Saímos de 25% de cobertura com rede coletora de esgoto para 65% nos últimos anos”, cita.

O SISTEMA - O sistema de abastecimento de Turvo de Baixo é composto pela captação de água em uma mina, com vazão de 6,5 metros cúbicos por hora, reservatório apoiado com capacidade para 40 mil litros, casa de tratamento, conjunto motobomba, quadro de comando, mais dois reservatórios elevados com capacidade total para armazenar 30 mil litros de água tratada, 9 mil metros de redes de abastecimento e 100 ligações.

O presidente da associação de moradores do Turvo de Baixo, Acir Mayer, agradeceu a todos que se empenharam em viabilizar o sistema. “Deixo o meu muito obrigado à Sanepar, à prefeitura e à comunidade, a cada família que não mediu esforços para trabalhar e contribuir para que hoje nós pudéssemos ter água nas torneiras”, concluiu.

Galeria