Notícias

Poço vai abastecer 26 famílias

Comunidade rural Nova Colônia agora tem água tratada

13/11/2019

Sanepar e Prefeitura de Catanduvas entregam sistema de abastecimento para 26 famílias

Moradores da comunidade rural Nova Colônia, do município de Catanduvas, agora têm água tratada na torneira durante 24 horas por dia. O sistema foi entregue oficialmente nesta quarta-feira (13) pelo diretor de Investimentos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo, e pelo prefeito de Catanduvas, Moisés Aparecido de Souza, às famílias que se reuniram no Pavilhão da Igreja de Nova Colônia.

A Sanepar colocou em operação um poço perfurado em 2012 pelo Município em parceria com o Instituto Águas do Paraná. Foram feitas instalações hidráulicas e elétricas, assentados 10,9 km de tubulação que transporta água do poço ao reservatório e fazem a distribuição para as 26 famílias da localidade, um reservatório de 10 mil litros de água e adequações na casa de tratamento. Com investimentos de R$ 300 mil, a obra foi construída em parceria entre Sanepar, Município e moradores.

O sistema faz parte do Programa de Saneamento Rural do Governo do Estado, e envolve Sanepar, Emater e Instituto das Águas. Em 2019, a Sanepar está executando 95 projetos de saneamento rural.

“Esse sistema representa saúde para as famílias. É uma grande alegria para todos nós ter água tratada encanada em casa”, afirma a moradora Maria Evangelista dos Santos Dolovitsh, tesoureira da Associação da Água de Nova Colônia. A associação foi capacitada pela Sanepar e fará a gestão do sistema.

O agricultor Ademar Balcota também comemora o novo sistema. “A gente estava passando por uma estiagem, que deixou todo mundo sem água. E água significa vida”, disse.

O prefeito Moisés lembra que a comunidade reivindicava há tempo essa obra. “Graças à parceria entre a Sanepar e o Município, com ajuda da comunidade, agora é um sonho realizado.”

O diretor da Sanepar afirma que o programa de saneamento rural visa universalizar a água também para a população rural. “A Sanepar está mapeando as comunidades rurais em todo Estado para planejar o abastecimento dessas localidades.”

Galeria

  • Poço vai abastecer 26 famílias
  • Entrega oficial do sistema foi nesta quarta-feira (13)
  • Entrega oficial do sistema foi nesta quarta-feira (13)
  • Entrega oficial do sistema foi nesta quarta-feira (13)
  • Entrega oficial do sistema foi nesta quarta-feira (13)
  • Entrega oficial do sistema foi nesta quarta-feira (13)