Notícias

Líder comunitário Osmar Rurch diz que saneamento rural foi uma grande conquista

Comunidades rurais de Diamante do Oeste agora têm água tratada

02/02/2018

Parceria da Sanepar, Prefeitura e comunidade tornou possível implantação do sistemaAs 43 famílias que vivem nas comunidades rurais Linha Água da Esperança e Corvo Branco, no município de Diamante do Oeste serão beneficiadas com água tratada. Nesta quinta-feira (01), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura realizaram a entrega do sistema de abastecimento de água.
O prefeito Guilherme Pivatto Junior disse que uma antiga reivindicação se tornou realidade. “Estes dois sistemas são demandas antigas da região e hoje o trabalho foi concluído. Por isso agradecemos a Sanepar pela parceria que trará benefício para as comunidades.” O líder comunitário Osmar Rurch lembrou que na região o acesso à água é muito difícil e que agora terão melhores condições para morar e trabalhar. “Muitas famílias foram morar na cidade por falta de água. Quem ficou aqui está feliz. Temos o principal, que é a água”, disse.
O gerente regional da Sanepar, Donizete Obara lembrou que a água tratada é importante para a saúde da população e reforçou a necessidade de zelar pelo sistema. “A comunidade deve cuidar do sistema para que o benefício de ter água tratada em casa esteja disponível para sempre”.
A construção do sistema foi executada em parceria entre a Sanepar e a Prefeitura de Diamante do Oeste e também contou com auxílio dos moradores das comunidades rurais. Nas duas comunidades foram investidos cerca de R$ 310,6 mil. Na parceria a Sanepar fornece os projetos, os materiais hidráulicos e equipamentos. A mão de obra fica a cargo da Prefeitura e a gestão do sistema é de responsabilidade da comunidade.
Na Linha Água da Esperança foram implantados 3.714 metros de rede de água, duas estações elevatórias e dois reservatórios. O sistema da Linha Corvo Branco contempla 8.856 metros de rede de água e um reservatório capaz de armazenar 10metros cúbicos de água.
Além do fornecimento de material, a Sanepar também orientou os moradores para formar e escolher os integrantes do grupo que fará a gestão do sistema. Também ensinou o grupo tratar e cuidar da distribuição da água.
A solenidade de entrega das obras de saneamento rural contou com a presença do vice-prefeito Osmar Pereira da Silva, do coordenador de relações com a comunidade da Sanepar Roboão Senegaglia, do coordenador em exercício do Saneamento Rural Emerson Marcelo dos Santos, dos vereadores Laonar Canzi e Esmael de Carvalho, além de secretários municipais, líderes comunitários e moradores das comunidades Água da Esperança e Corvo Branco.

Galeria

  • Líder comunitário Osmar Rurch diz que saneamento rural foi uma grande conquista
  • Donizete Obra, gerente da Sanepar reforça importância do cuidado da água
  • Sanepar entrega obras sistema de saneamento rural para Linha Corvo Branco
  • Prefeito Guilherme Pivatto fala sobre conquista do saneamento rural
  • Sanepar inaugura saneamento rural na Linha Água da Esperança