Notícias

Confira a programação do Dia da Água em Foz do Iguaçu e Região

18/03/2014

Durante toda a semana serão desenvolvidas atividades que incentivam a preservação dos recursos hídricos

A qualidade da água dos rios e lagos e o consumo racional são os temas adotados pela Sanepar na região de Foz do Iguaçu durante as comemorações da Semana da Água. As atividades tiveram início na segunda-feira (17) e seguem até sexta-feira (21) com treinamentos sobre análise de água, exposição e distribuição de material educativo, palestras em escolas e orientação para a comunidade e trilhas ecológicas. O Dia da Água é comemorado em 22 de março.

Na segunda-feira (17), a Companhia apresentou o programa Sanepar na Comunidade para seis Comunidades de Aprendizagem que estão desenvolvendo trabalhos de monitoramento da qualidade dos rios de Foz do Iguaçu. Estes grupos integram o Coletivo Educador, composto por 13 entidades que colaboram com ações que buscam a sustentabilidade ambiental.

O programa Sanepar na Comunidade tem como objetivo dar suporte às iniciativas de conservação dos recursos naturais. A assistente social da Sanepar, Edvane dos Santos Amaral, explica que para participar do programa os interessados devem elaborar um projeto e solicitar o apoio da empresa. “A Sanepar poderá apoiar com o desenvolvimento de ações e com o fornecimento de materiais e equipamentos para serem utilizados nos projetos ambientais”, diz.

A apresentação foi realizada durante um treinamento que ensina como utilizar o kit de análise da água e que tem por objetivo o monitoramento da qualidade da água dos rios. O engenheiro ambiental da Sanepar, Victor Martinez, também falou sobre as bacias hidrográficas do município e quais as regiões que têm cobertura com rede de esgoto. Segundo Martinez, estas informações podem ajudar no desenvolvimento dos projetos que já estão sendo executados.

SEMANA DA ÁGUA – Durante toda a semana, a Sanepar participará de atividades em comemoração ao Dia as Água em toda a região. Em Foz do Iguaçu, no dia 21, em conjunto com a Prefeitura será promovida a implantação de Trilha dos Ipês, exposição dos trabalhos sobre água, e o lançamento do projeto “Que rio é esse?”, com a entrega dos kits de análise de água. As atividades serão desenvolvidas no Parque Remador, no bairro Porto Meira.

Em Medianeira, em parceria com empresas, a companhia está distribuindo material educativo sobre uso racional da água, limpeza de caixa-d’água, tempo de decomposição do lixo e cartazes sobre tratamento, qualidade e distribuição de água. Na cidade de Missal, em conjunto com a Secretaria de Educação do município, serão realizadas, entre os dias 19 e 21, palestras em seis escolas do município.

Galeria