Notícias

Trilha do Carvalhinho: percurso leve de cerca de 500 metros - Crédito: Thays Poletto

Conheça a história do saneamento em meio à mata atlântica

16/08/2017

Área dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi estará aberta para visitação nos dias 19 e 20 de agosto

Além de sua riqueza natural, o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Piraquara, também é um dos espaços mais importantes do Paraná para a preservação da história do saneamento. Ali, estão os primeiros reservatórios de água do Estado e trilhas interessantes que levam às estruturas construídas para o abastecimento público da Capital no início do século passado. Uma delas é a Trilha do Carvalhinho, que estará aberta para visitação pública e gratuita neste fim de semana, dias 19 e 20 de agosto.

“A Trilha do Carvalhinho fica nos Mananciais da Serra, em Piraquara, e leva a um reservatório abastecido pelo Rio Carvalho. No total, são 16 reservatórios de água in natura, vinda da Serra do Mar, e que foram utilizados no abastecimento de Curitiba entre 1908 e 2004”, conta o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira.

A Trilha do Carvalhinho possui um percurso de cerca de 500 metros, a partir do Reservatório do Carvalho. Nos Mananciais, também estarão abertas para a visitação pública, as trilhas do Santuário São Francisco (500 m), do Salto (percurso de 1 km), da Chaminé (1,5 km de extensão) e a Estrada do Carvalho (2,5 km).

PASSEIO – Os Mananciais da Serra ficam a cerca de 40 km de Curitiba. As caminhadas nas trilhas têm duração de cerca de uma hora, entre ida e volta. O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar máquina fotográfica e lanche. Há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro na entrada.

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi. O coordenador de Patrimônio explica que o objetivo do Programa é estimular a conscientização e a preservação ambiental.

Galeria

  • Trilha do Carvalhinho: percurso leve de cerca de 500 metros - Crédito: Thays Poletto
  • Trilha do Carvalhinho: final num dos primeiros reservatórios de água do Paraná - Crédito: Maurílio Cheli
  • Mapa de acesso aos Mananciais da Serra