Notícias

Jandira Tomaz da Silva: primeira mulher leiturista da Sanepar

Conheça a primeira mulher leiturista da Sanepar

26/06/2017

Museu do Saneamento participa de mobilização mundial pela história das mulheres

O Museu do Saneamento está resgatando a história de muitas mulheres que participaram da criação e da evolução da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A atividade faz parte de uma campanha de mobilização mundial, a #MuseumWeek, que procura valorizar os acervos de instituições museológicas em todo o planeta incentivando a divulgação global uma vez ao ano de peças e históricas ligadas a um tema único. Para a edição de 2017, o tema escolhido foi: “Gênero: a participação da mulher nos registros históricos e patrimoniais”.

Na Sanepar, muitas mulheres participaram da construção da empresa. Uma delas é Jandira Tomaz da Silva que, em 1.º de abril de 1991, tornou-se a primeira mulher leiturista da Companhia, rompendo o paradigma de a atividade ser exclusivamente masculina. “Quando eu fui fazer a inscrição, um colega tentou me demover. Eu não sabia que apenas homens eram leituristas”, conta. Em 26 anos de trabalho, Jandira tornou-se também uma das mais queridas e respeitadas empregadas da Sanepar, construiu uma trajetória de coragem e determinação, sempre com muito bom humor e dedicação. Natural de Maringá, ela passou por diversas áreas na Sanepar, estando atualmente lotada na Assessoria de Assuntos Corporativos.

Além de Jandira, várias outras saneparianas, por conta do #MuseumWeek, tiveram suas histórias transformadas em acervo para o Museu do Saneamento, com depoimentos gravados em vídeo. Eles podem ser vistos no Facebook da Sanepar: https://www.facebook.com/Sanepar/

Nas suas redes sociais, a cada dia da semana da mobilização mundial, que ocorreu entre 19 e 25 de junho, a Sanepar abordou um tema específico com foco nas mulheres da empresa. A área de Patrimônio Histórico da Sanepar, com apoio da equipe de Comunicação, foi descobrindo e revelando histórias das empregadas que atuam em processos como o tratamento da água - garantindo a potabilidade, a segurança para o consumo – , nas atividades de pesquisa e de produção científica, na área de conservação de patrimônio, nos esportes, com o primeiro time de futebol feminino da Sanepar “As Panteras”, e sobre as cantoras do Coral Sanepar.

HISTÓRIA – O Museu do Saneamento é responsável pela guarda e divulgação da história do saneamento do Estado do Paraná. Está instalado no mesmo prédio onde funcionou a antiga Estação de Tratamento de Água do Tarumã, a primeira do Paraná, construída em 1945. É um museu institucional mantido pela Sanepar. A coleção, com mais de 8 mil itens, é formada por equipamentos, objetos, mobiliários, vestuários, documentos, fotografias, audiovisuais, mapas, plantas e projetos de engenharia, com registros a partir do ano de 1875.

O Museu do Saneamento fica na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, no bairro Tarumã, em Curitiba, e abre das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17. Visitas podem ser agendadas pelo email: visitas@sanepar.com.br

Galeria

  • Jandira Tomaz da Silva: primeira mulher leiturista da Sanepar
  • Jandira Tomaz da Silva: primeira mulher leiturista da Sanepar
  • Museu do Saneamento: homenagem às mulheres durante o #Museum Week
  • Museu do Saneamento: homenagem às mulheres durante o #Museum Week