Notícias

Gerente da Sanepar Sérgio Bahls esclarece dúvidas do público

Contrato entre Sanepar e Londrina passa por última audiência pública

25/05/2016

Já aprovado pela Câmara, contrato de saneamento agora segue para assinatura entre Prefeitura, Governo do Estado e Sanepar

O contrato de programa a ser assinado entre a Prefeitura de Londrina e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi discutido na noite desta terça-feira (24) em audiência pública realizada no auditório do Clube de Engenharia e Arquitetura. Convocada pelo Executivo, esta audiência cumpre a determinação legal de apresentar à população a minuta do contrato, já aprovado pela Câmara de Londrina. Agora, o contrato segue para os trâmites na prefeitura, no Governo do Estado e na Sanepar para então ser assinado.

Durante a audiência, o assessor executivo da Prefeitura, Carlos Geirinhas, destacou que o contrato será modelo para o setor. “Foi bastante trabalhoso chegarmos a este documento. Os estudos da empresa Ceres nos possibilitaram conhecer a Sanepar por dentro e negociar as melhores condições para o futuro da população de Londrina. Definimos metas para os próximos 30 anos, que vão exigir investimentos de R$ 1,6 bilhão em valores atuais”, disse.

A apresentação das cláusulas do contrato foi feita pelo secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias. Ele ressaltou que foram realizadas mais de 20 reuniões da comissão de negociação formada por representantes da Prefeitura e da Sanepar. O contrato, que deve cumprir metas previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico, poderá ser revisto a cada quatro anos.

Ao apresentar as metas definidas, Geirinhas explicou que a Sanepar terá que fazer relatório anual, sempre em maio, mostrando como está o cumprimento das metas. O contrato prevê, por exemplo, aumento escalonado do atendimento com rede coletora e tratamento de esgoto até que atinja 99% da população, redução do índice de perdas de água, prazos para atendimento e mais rigor nos serviços de reposição asfáltica e de calçadas.

O gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Sérgio Bahls, avaliou como excelente todo o processo de negociação e de audiências públicas para aprovação do contrato. “A população de Londrina pode ter a segurança de que vai ser atendida pelos próximos 30 anos por uma empresa que é referência nacional em saneamento.”

Galeria

  • Gerente da Sanepar Sérgio Bahls esclarece dúvidas do público
  • Secretário de Gestão Pública, Rogério Dias, apresentou as cláusulas do contrato
  • Última audiência pública realizada em Londrina antes da assinatura do contrato